Passo a passo: como ir de Munique ao castelo de Neuschwanstein
Derradeira fantasia do excêntrico rei Ludwig II da Baviera (que morreu antes que a obra tivesse sido terminada), o castelo de Neuschwanstein costuma estar no topo da lista de lerês de quem passa uns dias em Munique. Pudera: este deve ser o castelo mais famoso do mundo (mais do que qualquer um do Vale do Loire individualmente).
É um dos cartões-postais da Alemanha. Serviu de fonte de inspiração para o castelo de Cinderela na Disney. Foi finalista do concurso para eleger as Novas Maravilhas do Mundo. Resultado: 1.300.000 visitantes por ano.
O bate-volta desde Munique é perfeitamente factível — mas conte em perder o dia inteiro nessa função. São duas horas de trem até Füssen, mais dez minutos de ônibus até a bilheteria em Hohenschwangau, mais algo entre 20 e 40 minutos para subir até o castelo (dependendo do meio de transporte escolhido — e da fila para subir no meio de transporte escolhido).
Além disso, deve-se levar em conta o fato de que as visitas têm hora marcada e cada grupo tem vagas limitadas. Ou seja: se você não comprar com antecedência pela internet, pode encontrar ingressos só para duas ou três horas. E se comprar antecipadamente e não chegar a tempo, perde a vez e o dinheiro do ingresso.
Promoções para sua viagem
De carro, dá 125 km, que podem ser percorridos em 1h40min, ou seja, apenas 20 minutos menos do que de trem (ponha como cidades de origem e destino Munique e Schwangau).
A maior barbada, porém, é ir de trem, com o Regio-Ticket Allgäu-Schwaben, um passe que vale o dia inteiro em trens regionais (Regio) na rota Munique-Füssen, e que custa 20 euros para uma pessoa, mais 6 euros extras para cada pessoa viajando no mesmo passe.
Vamos ao passo a passo da operação toda.
Escolha seu horário (e compre online, se quiser)
Entre em bahn.de/international e selecione “return journey”, para já ver ida e volta numa pesquisa só.
Se, além de pesquisar horários, você queira comprar o passe, então use a data real da viagem e o número de pessoas que vão viajar com o mesmo passe.
Detalhe: para pegar trens onde o passe regional seja válido, desabilite “prefer fast connections” e habilite “local transport”.
Importante: de 2ª a 6ª o passe vale apenas para trens que partem depois das 9h. Nos sábados e domingos, valem o dia inteiro.
Depois de selecionados o horário de ida e de volta, o site vai oferecer as opções de compra. Se você selecionou os trens e horários certos (trens regionais, que saiam depois das 9h da manhã de 2ª a 6ª, em qualquer horário no sábado ou no domingo, e voltem antes das 3h da madrugada do dia seguinte), o site vai oferecer o Regio-Ticket Allgäu-Schwaben.
Caso você decida comprar, vai precisar se registrar. Você vai poder escolher entre e-ticket (que deverá imprimir em casa) ou um ticket digital para carregar no celular (você vai precisar baixar o aplicativo da Deutsche Bahn).
Comprando pela internet, saiba que será necessário levar com você o cartão de crédito usado na operação e apresentar para o fiscal quando passar (é a forma que a cia. tem de evitar fraudes).
Viajar ao exterior com segurança é ter Seguro Viagem Bradesco.
Comprando o passe na maquininha na estação
É possível comprar o Bayern Ticket na hora, em qualquer máquina de auto-atendimento na estação de Munique. Ao chegar, aperte na bandeirinha da Inglaterra para instruções em inglês. (Tem também instruções em espanhol, mas não testei.)
1. Selecione “All offers”
2. Selecoine “Offers per Federal Land”
3. Selecione “Bavaria” e depois “Bavaria Ticket”
Tenha uma caneta à mão para preencher os dados no passe.
Wise – Cartão de débito global
Ao trem!
Procure no painel o número da plataforma do trem para Füssen e tente chegar uns 15 minutos antes para pegar um bom lugar. Não há lugares reservados em trens regionais na Alemanha.
Compre sua passagem de trem na Europa – em português
Chegando em Füssen
A estaçãozinha é micro. Atravesse o saguão e saia pela porta: a parada de ônibus fica em frente. Qualquer ônibus 73 ou 78 serve. Deve haver pelo menos um a postos, coincidindo com a chegada do trem. Apresente o seu Bayern Ticket ao cobrador, e você não vai precisar pagar passagem. É permitido viajar em pé.
(Para quem estiver fazendo um pit stop, há lockers para malas na estação; você vai perder o bumba de conexão imediata, mas outros virão.)
Em menos de 10 minutos o ônibus chegará a Hohenschwangau/Castles, onde todos os turistas vão descer.
Chip internacional com 10% OFF – cupom VIAJENAVIAGEM
Como comprar/retirar ingresso
Do ponto de ônibus de Hohenschwangau até a bilheteria é uma caminhadinha de três minutos ladeirinha acima. Lá você escolhe entre a fila de compra e de retirada de ingresso.
Mesmo comprando online, preveja um intervalo de pelo menos 90 minutos entre a sua chegada a Füssen e o horário do tour, já que você vai pegar a fila de retirada e depois vai ter que subir até o castelo.
Tanto pela internet quanto no local você pode comprar ingresso para Neuschwanstein (13 euros), para o castelo de Hohenschwangau (13 euros) e para os dois juntos (“King’s Ticket”, 25 euros). Menores de 18 anos não pagam.
Todas as visitas são guiadas. Você pode escolher entre grupos guiados em alemão, em inglês ou com audioguia.
Na compra dos dois castelos, recomenda-se começar por Hohenschwangau e marcar Neuschwanstein para duas horas mais tarde.
Cartões globais para sua viagem
Como usar os novos cartões globais que tem IOF menor que os cartões de crédito
Como subir ao castelo
O tempo está bonito? Você não é fumante? Então suba a pé. Em 40 minutos você chega ao castelo respirando o ar puro da montanha. (Para descer são 25 minutos.)
Está muito frio? Chovendo? Pegue o ônibus. Atenção: não está incluído no Bayern Ticket. Custa 1,80 euro para subir, 1 euro para descer.
Deixa você na Mariensbrücke (Ponte Maria), de onde você caminha 10 minutos por uma descida íngreme até o castelo (dizem que é o melhor ponto para fotografar o dito cujo).
Dizem que para voltar é melhor descer a pé do que subir de volta à ponte para pegar o bumba, porque a subida, além de cansativa, leva quase o mesmo tempo de descer a pé até Hohenschwangau.
Infelizmente eu não posso dar meu depoimento pessoal, porque com neve o ônibus não opera, então não pude checar nada disso (e ainda perdi a vista da Mariensbrücke).
O único meio de transporte que funciona com qualquer tempo é o de charrete. Custa 6 euros para subir, 3 euros para descer. Paga-se diretamente ao cocheiro. Te deixa e te busca praticamente na porta do castelo.
Foi o meio que usei, porque com zero grau e neviscando subir a pé não era uma alternativa sensata. Mas morro de pena dos cavalos. Atenção: no meu dia, a fila das charretes levava mais tempo do que a subida (a subida deu menos de 15 minutos).
Revolut – Taxas de câmbio excelentes!
Taxa de câmbio comercial e IOF de 1,1%
Envie e receba dinheiro em diversas moedas
A visita
Os grupos são numerados. Repetindo: quem perde a hora perde o ingresso. E a visita dura só… meia horinha. O itinerário é fixo e o tempo é contado. Mas vale a pena.
Cada ala foi desenhada como um cenário, inspirado em óperas de Wagner, por quem o rei era obcecado. Tem até uma gruta artificial no meio dos aposentos reais. Não é permitido tirar fotos do interior do castelo.
Volta para Munique
Se você conseguir sair de Munique cedo (usando o passe no fim de semana), pode aproveitar a passada por Füssen para dar um rolezinho pelo centro e almoçar antes de pegar o trem de volta.
Caso pense em alugar um carro, vale a pena considerar Füssen como bate-volta de alguma base da Rota Romântica, como Augsburg.
Leia mais:
680 comentários
Olá! Td bem?! Sabe me dizer se é viável este passeio para quem vai estar em Innsbruck? Tem dica de transporte? Obrigada!!
Olá, Flavia! De carro dá duas horas de viagem. De trem são pelo menos 4 horas, via Munique.