Guia de Santorini

Guia de Santorini

Santorini

As igrejas de cúpula azul de Santorini, que dominam o skyline de povoados branquinhos dependurados no precipício, são as primeiras imagens que vêm à mente quando pensamos em ‘ilhas gregas’.

Para muitos viajantes, Santorini é o ponto alto de uma viagem à Grécia: a ilha que todo mundo faz questão de visitar.

Nesse guia você vai encontrar todas as dicas para incluir Santorini no seu roteiro de viagem às ilhas gregas.

A Bóia recomenda:

O que esperar de Santorini

Requisitos para viajar à Grécia

  • Passaporte válido pelo menos até 3 meses depois da data anunciada do fim da viagem
  • Passagem de ida e volta
  • Reserva de hospedagem (ou carta-convite) cobrindo toda a duração da viagem
  • Seguro-viagem no valor de 30 mil euros
  • Prova de 65 euros por dia de viagem

Santorini (ou Thira, em grego) é uma das mais espetaculares ilhas gregas. Com um formato de meia-lua, rodeia uma caldeira vulcânica inundada pelo mar.

Mas Santorini vai além dos cartões-postais mais batidos. Vale a pena sair à procura de cantinhos menos instagramados, como a baía de Ammoudi, as escavações de Akrotiri e as vinícolas da ilha.

Aproveite cada dia em Santorini para ver o pôr do sol de um ponto diferente. Se der para assistir do seu hotel, ainda melhor.

Terminar um giro pela Grécia em Santorini é ter uma última parada num ritmo sossegado e contemplativo.

Quantos dias em Santorini?

  • 3 noites em Santorini: você terá dois dias inteiros para passear na ilha. Siga nosso roteiro de 2 dias para ver as paisagens mais famosas de Santorini
  • 4 noites em Santorini: além dos cartões-postais, você vai poder tirar um dia para ir à praia e conhecer as atrações do sul da ilha. Para isso, siga nosso roteiro de 3 dias em Santorini

Veja também quando ir a Santorini e onde ficar em Santorini.

Santorini? Thera? Thira? Fira?

Santorini recebeu este nome no século XIII, quando o Império Bizantino esteve sob o domínio latino. O nome é uma corruptela de Santa Irene, padroeira da ilha. A capela bizantina de Santa Irene (Agia Irini), na praia de Perissa, existe desde aquela época.

Thera ou Thira são os nomes gregos de Santorini. “Thera” é a grafia derivada do grego antigo; “Thira”, do grego moderno. Ambas são pronunciadas com a língua entre os dentes, como “think” ou “theater”, em inglês.

Fira é o nome da capital da ilha. Pode parecer apenas uma simplificação de pronúncia (como a gente faz com “home fíater” para home theater ou “blutuf” para bluetooth), mas é uma palavra inteiramente diferente.

Que roupa eu levo para Santorini?

Na sua mala para Santorini, leve roupas frescas e confortáveis para passear de dia, e um pouco mais abrigadas para a noite.

Por causa do vento, saia ou vestido podem ser traiçoeiros. Short ou bermuda funcionam melhor.

Não se esqueça da roupa de banho para ir à praia ou relaxar na jacuzzi.

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    Nos passeios de barco ao pôr do sol, um casaco corta-vento pode ser necessário no fim da tarde.

    Veja temperaturas mês a mês na página Quando ir a Santorini.

    6 comentários

    Olá Boia, nosso vôo chega e parte de Athenas em setembro e minha esposa e eu queremos ficar 3 dias em cada ilha dessas ilhas (Paros, Milos e Santorini), mas não sabemos se é possível alugar um carro ainda no areporto de Athenas e ficar com o mesmo durante toda a viagem, já que é possível embarcar nos ferrys com o carro. A devolução seria em Athenas mesmo. Obrigado!

      Olá, Marco! Isso é caro e pouco prático. Alugue localmente nas ilhas se precisar.

    Tem como alugar um carro em Santorini e devolver em Mykonos? Vi que os ferro boats também transportam carro.

      Olá, Danielle! Nunca nos ocorreu essa possibilidade. Você pode tentar orçar. Eu acredito que a sobretaxa de devolução em outro lugar (se for possível) e o custo de transporte pelo ferry sejam caros.

      Olá Bóia, muito obrigado pela incrível rapidez de sua resposta. Ví alguns vídeos e relatos de viajantes que mencionam a prática de negociar o preço do aluguel nas locadoras locais, pois o valor pode cair bastante. Gostaria de saber se isso procede mesmo? De forma alternativa, é recomendával alugar o carro em cada uma das ilhas com antecedência em plataformas de locação internacional a fim de garantir a disponibilidade ou isso não seria uma problema? Ficaremos nas ilhas na primeira quinzena de setembro.

      Olá, Marco! Nos guias de cada ilha avaliamos a conveniência ou não de alugar carro. Normalmente não é conveniente. Dê uma lidinha, por favor.

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito