Fado Inside the Box: Lisboa

Guia de Lisboa

Fado em Lisboa

O fado é a música popular urbana portuguesa. Patrimônio da Humanidade pela Unesco, nasceu nas ruas, migrou para as casas de fado e deu ao mundo nomes como Amália Rodrigues, Carlos do Carmo e Mariza.

Os shows de fado em Lisboa são uma das principais atrações. Veja dicas testadas e recomendadas pelo Viaje na Viagem:

Quanto custa um show de fado em Lisboa?

Das principais atrações de Lisboa, os shows de fado são disparado as mais caras. Melhor saber direitinho onde ir, certo?

A maioria das casas de fado em Lisboa funciona no esquema de fado + jantar, que dura por volta de 3 ou 4 horas.

Os melhores shows de fado com jantar custam entre 50 e 70 euros por pessoa, sem exorbitar no vinho.

Uma noite de fado alternativo, porém, pode sair até 25 euros, incluindo uma bebidinha.

Preciso reservar com antecedência?

Sim! Telefone ou mande e-mail para a casa de fado alguns dias antes. Algumas têm sistema de reserva online.

Fado em Lisboa: com jantar

Casa de Linhares

lisboa casa de linhares fado

A Casa de Linhares é uma escolha excelente para um jantar com fado em Lisboa. Tem ótima música e ótima comida, como as melhores casas do gênero. Mas com um tchã a mais: o cenário.

A sala de espetáculos fica em Alfama e aproveita o que sobrou de um edifício renascentista. É um lugar que impressiona. (Ao contrário de algumas outras casas de fado, que se parecem com restaurantes comuns, e às vezes são um pouco sem gracinha.)

Na Casa de Linhares, cada etapa do jantar é intercalada por apresentações curtas. Entrada, três fados. Prato principal, mais três fados. E não se apresse para ir embora depois da sobremesa. O fado ainda continua.

O elenco de cantores é de primeira, cada um no seu estilo. O repertório vai dos fados tradicionais aos mais contemporâneos, sem negar os hits (‘É uma casa portuguesa, com certeza…’).

Há uma taxa fixa pelo espetáculo, de 15 euros. Quanto ao jantar, você pode optar pelo menu fechado, ou escolher os pratos à la carte.

O serviço é afinado e não há constrangimentos a quem decide pular a entrada ou dispensar a sobremesa.

Informações práticas

Adega Machado

Desde 1937 no Bairro Alto, a Adega Machado é uma das casas de fado mais antigas de Lisboa. Chegou a fechar as portas em 2009, mas logo voltou à ativa nas mãos de outros donos.

A Adega tem dois espetáculos diariamente em cartaz. O show de fado completo, com jantar, e também uma versão reduzida: o Fado Inside The Box (veja aqui).

Os shows de fado com jantar tomam o piso principal da casa. O elenco é maior, e a noite pode se estender por mais de 4 horas.

Como de praxe, a cada três músicas se faz uma pausa, e é servida uma das etapas da refeição.

Não é preciso pagar ingresso pelos jantares com fado. Em compensação, cobra-se mais caro pela comida. A casa oferece pratos à la carte, e também duas opções de menu fechado (um deles, vegetariano).

A alta qualidade das apresentações é sempre reconhecida. É raro encontrar uma lista de melhores fados em Lisboa que não inclua a Adega Machado.

Informações práticas

Fado em Lisboa: econômico & alternativo

Fado Inside the Box

lisboa adega machado fado inside the box

O Fado Inside The Box tem um formato genial. Apresentações no fim da tarde, sem intervalos, e com um preço que não assusta — razoáveis 17 euros. O ingresso inclui uma taça de vinho e algumas coisinhas para beliscar.

Os shows compactos têm duração de uma hora, e acontecem no subsolo da Adega Machado. São dois músicos, dois cantores, e mais de uma dezena de fados.

Informações práticas

Tasca do Chico (Fado vadio)

lisboa tasca do chico fado vadio

Ir à Tasca do Chico é descobrir que uma noite de fado pode ser não apenas emocionante, mas muito divertida.

A Tasca do Chico é famosa pelo seu fado amador — também chamado de fado vadio. Quem canta? Qualquer um. Vozes roucas de cigarro, fadistas experientes, e de vez em quando, até alguma celebridade. As paredes da Tasca mostram o Chico abraçado com várias delas.

A casa está sempre cheia, e muitas vezes, com fila na porta. Se não conseguir reservar por telefone, apareça às 19h e coloque o seu nome na lista. Dê uma voltinha pelos arredores e retorne na hora combinada. A cantoria começa lá pelas 20h30.

O local é frequentado por moradores e turistas, e a rotatividade de público é grande ao longo da noite. Como as mesas são coletivas, cada intervalo entre as apresentações é aproveitado para conversas e novas amizades.

Há uma consumação mínima de 10 euros por pessoa. O cardápio tem preços razoáveis, mas até o próprio Chico reconhece que a cozinha não é o forte da sua tasca.

Em tempo: a Tasca do Chico original está no Bairro Alto, e abre diariamente. Com o sucesso, foi aberta uma filial em Alfama, mas que só funciona de 5ª a domingo.

Informações práticas

Fado Bicha

Duo de João Caçador e Tiago Lila, o Fado Bicha transforma fados clássicos em histórias mais diversas. Os shows em Lisboa estão sempre lotados — o que só mostra o quanto essa representatividade andava fazendo falta.

Tiago se apresenta em drag: é a Lila Fadista quando está nos palcos. João acompanha não com uma viola de fado, mas com uma guitarra elétrica. As letras, em sua maioria, são novas versões de fados conhecidos.

E assim temos a ‘Marcha da Alfama’ que vira a ‘Marcha do Orgulho’. E ‘Nem às Paredes Confesso’, que vira as ‘Crónicas do Maxo Discreto’. A versão de ‘Lisboa, Não Sejas Francesa’ é brilhante: ‘Lisboa, Não Sejas Racista’, um tema muito mais urgente.

O show se desenrola num tom bem-humorado, mas a crítica social é a tônica da apresentação.

Acompanhe a agenda do Fado Bicha pelo Facebook, para saber onde podem ser vistos ao vivo durante a sua estadia em Lisboa. As apresentações costumam acontecer em casas de show e centros culturais.

Informações práticas

Fado sem show

Museu do Fado

lisboa museu do fado

Como surgiu o fado? Quem foram os maiores fadistas de todos os tempos? O Museu do Fado conta tudo sobre esse gênero musical.

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    Seguindo o percurso, você vai descobrir como as mudanças sociais em Portugal também mudaram o fado, entre os séculos 19 e 20. E como o gênero se fez popular, dando fama internacional a artistas como Amália Rodrigues.

    O acervo do Museu do Fado é composto por filmagens e gravações antigas, cartazes, instrumentos. A visita é rápida e combina com um passeio por Alfama.

    Informações práticas

    16 comentários

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito