5 lugares para ver o pôr do sol em Salvador
Em Salvador um dia bem aproveitado de verão ainda vem com um brinde: o pôr do sol na Baía de Todos os Santos. O pedaço mais tradicional da cidade está voltado para o oeste. Você pode passar uma semana na cidade assistindo ao pôr do sol todo dia de um lugar diferente.
Farol da Barra
O mais tradicional camarote da cidade para assistir ao entardecer. O gramado ao lado e atrás do forte fica lotado (repare nos casais de namorados).
É como uma cerimônia de troca da guarda. Como já cantavam os Novos Baianos: quando o sol se põe vem o farol / iluminar / as águas da Bahia.
Querendo assistir aos dois espetáculos — o ocaso do sol e a iluminação do farol — pegue um lugar na varanda do Barravento (Av. Oceânica, 814, tel. 71/3247-2577).
Porto da Barra
Na mais carismática das praias de Salvador, o pôr do sol funciona como a saideira. Tem gente que só chega à praia no meio da tarde, para poder ficar até o final.
Dá para assistir não só da areia, como também apoiado na muretinha ou, por que não, dentro d’água — o mar do Porto da Barra é tão calminho que você pode ficar o tempo que quiser olhando o horizonte.
Se a cerveja gelada, os espetinhos de camarões ou o queijo de coalho não forem o suficiente para você, garanta sua mesa no terraço do Pereira, um neobotequim da melhor qualidade, mais adiante na avenida (Av. 7 de Setembro, 3959, tel. 71/3264-6464).
Museu de Arte Moderna
Os bairros centrais de Salvador oferecem vistas fantásticas para a Baía de Todos os Santos — isto é, para quem tem a felicidade de ter uma janela voltada para o mar.
Há poucas brechas à disposição do olhar do forasteiro. Entre elas, o Largo da Vitória, no alto da Ladeira da Barra, o Largo dos Aflitos, mais ou menos atrás do Campo Grande, e o MAM, na parte alta da Avenida do Contorno .
De terça a sexta, o MAM funciona até as 18 horas. Mas a pedida aqui é vir aos sábados, quando ao entardecer acontece a Jam no MAM — uma consagrada sessão de jazz que está em cartaz há 18 anos. Confirme o horário pelo site.
Cidade Baixa
Aqui o cenário é mais completo: ao cair, o sol lança uma luz dourada sobre píers, barquinhos, armazéns, o Elevador Lacerda, eventualmente um navio de cruzeiro ao longe.
Durante o ano inteiro, o lugar para ver o pôr do sol por ali é o Acqua Café (Av. Lafayete Coutinho, 1010, tel. 71/3358-1635), que tem um concorridíssimo happy hour ao entardecer.
Agora com a volta do horário de verão, em janeiro o sol só vai se pôr às 19h30. Aproveite para marcar um jantar cedo em algum dos baladíssimos restaurantes da área, como o Amado (Av. Lafayete Coutinho, 660, tel. 71/3322-3520) e o Soho (Bahia Marina, tel. 71/3322-4554).
Santo Antônio Além do Carmo
Atravesse o Pelourinho, suba a Ladeira do Carmo, passe pela Igreja do Carmo, continue — pronto, além de chegar, você entendeu por que o lugar se chama Santo Antônio Além do Carmo.
O pôr do sol é visto daqui com a Calçada e o porto de Salvador em primeiro plano, o que dá ao conjunto da obra um sabor diferente.
Você pode ir até o fim da rua, para apreciar do largo propriamente dito, junto ao forte; pode parar no meio do caminho, no muvucado bar Cruz do Pascoal (Rua Direita do Santo Antônio, 2, tel. 71/3243-2285); ou pegar uma mesa no terraço do bom italiano Al Carmo (Rua do Carmo, 42, tel. 71/3242-0283).
Leia mais:
23 comentários
Esse ano vai ter horário de verão em salvador? Como saber? Em novembro que horas o sol se põe, caso nao tenha horário de verão? Grata
Olá, Martha! É preciso acompanhar o noticiário. Veja: https://atarde.uol.com.br/economia/noticias/empresarios-querem-o-horario-de-verao-na-bahia-1619693
No site Time and Date você pode ver o horário do pôr do sol na data da sua viagem: https://www.timeanddate.com/worldclock/sunrise.html
O por do sol mais lindo, sem dúvidas: ponta de Humaita! A vista e’ perfeita!
Quem for ao MAM ver o pôr do sol pode aproveitar o conforto do Solar Café, tomando um vinho ou degustando um crepe maravilhoso. Sou fã do local. Pena que o pier esteja quase todo isolado. Mas ainda há 2 mesas disponíveis ao ar livre. Todo o staff do café é muito simpático!
Se quiser acrescentar um pouquinho de Glamour como uma taça de champagne geladinha para brindar a noite que se inicia, pode escolher um dos bares da “Bahia Marina” na Av. Contorno, eu escolho sempre o ACQUA CAFÈ ! Axé!
meu lugar preferido pra ver o pôr-do-sol, no mundo inteiro, é no Porto da Barra. um dos mais bonitos que já vi na vida. e olha que de pôr-do-sol eu entendo! 🙂
e o segundo é no Solar do Unhão (onde tem o MAM), ouvindo um Jazz no sábado, final de tarde.
e já sinto mais saudade da Bahia hj do que sentia ontem.
No Forte de São Marcelo é inesquecível: à frente o mar e atrás a vista da Cidade Baixa à Cidade Alta. Para chegar ao Forte, atravessa-se numa barquinha no Centro Náutico, em frente ao Mercado Modelo. Chegue por volta das 17h para aproveitar a luz e tirar boas fotos do skyline.
A Marina da Contorno tem boas opções de restaurantes e bares, além de estacionamento e o belo pier para contemplar o mar aberto.
Outro lindo pôr do sol é em Itaparica, a cidade histórica, seja na Fonte da Bica ou no Largo da Quitanda. Que o diga João Ubaldo…!
Nossa!! Esqueceram o melhor de todos: De cima do Forte São Marcelo, imbatível!!!
Lindooooo o por do sol de lá. Quem não conhece, não deixe de conhecer!
Riq, inclua aí a vista do por-do-sol que se tem da ponta do Humaitá tomando uma cervejinha perto do forte e também a Ribeira ao sabor de um sorvete daquela tradicional sorveteria que há por lá.
Lista ótima! Ia sugerir, também, a região do Monte Serrat, Humaitá e botecos de cima na Pedra Furada (contraponto ao Amado – amo!) na Cidade Baixa. O jardim do museu de Sta Tereza (perto do Lgo 2 de Julho) e atenção para não ficar de bobeira à pé na região do MAM. A praça de alimentação do Shopping Liberdade está virando point de vans com turistas, para ter uma idéia da Baia de Todos os Santos e do por do sol.
Mas, para mim, a velha Barra é campeã, com todos os doidos aplaudindo…
o mais bonito (pra mim) não foi citado: o da Ponta do HUmaitá, logo depois do Forte de Montserrat, na Boa Viagem ( mais ou menos perto da igreja do Bonfim). a vista é muito melhor do que todas as citadas acima
As dicas estão ótimas, Riq.