Passagens aéreas: 3 erros para não cometer
Nunca foi tão fácil comprar passagem aérea na internet. Por isso mesmo, nunca foi tão fácil cometer pequenos erros — por distração ou falta de conhecimento de macetes e pegadinhas.
3 erros para não cometer:
Erro 1 | Conexões desvinculadas, não!
O erro número mais comum de se cometer é comprar passagem com conexões desvinculadas.
O que é isso? Digamos que a passagem mais em conta que você achou foi Brasil-Madri. Só que o último destino da sua viagem é Roma.
Como a sua passagem é uma ponto a ponto simples Brasil-Madri-Brasil, você vai ter que voltar de Roma a Madri para pegar o vôo de volta. Para isso, você vai ter que comprar um vôo à parte.
Só que esse vôo complementar de Roma pra Madri não está vinculado ao seu vôo de Madri pro Brasil. As duas cias. aéreas não sabem do seu itinerário completo e não se responsabilizam pela conexão.
Assim, se o primeiro vôo (de Roma pra Madri) atrasar e você perder o segundo vôo (de Madri para o Brasil), nenhuma das duas cias. vai se responsabilizar pela sua hospedagem nem vai acomodar você automaticamente em outro vôo. É uma situação muito insegura, sobretudo quando o trecho ‘avulso’ é por cia. low-cost. Não se deve fazer isso nunca.
Aqui na América do Sul essa situação acontece bastante com quem vai a Cusco, mas só emite inicialmente a passagem Brasil-Lima-Brasil. Os trechos Lima–Cusco–Lima acabam comprados à parte. E como o aeroporto de Cusco fecha por qualquer coisinha, a volta é uma tensão. Se o aeroporto de Cusco fecha, os passageiros brasileiros se dividem entre os que têm conexão vinculada no mesmo bilhete (vão passar perrengue, mas não vão precisar pagar nada extra) e os que estão com passagem a Lima avulsa e, se perderem o vôo de volta ao Brasil, vão ter que pôr a mão no bolso para reemitir a passagem de volta com multa e diferença tarifária.
Como evitar essa situação?
Promoções para sua viagem
Passagens promocionais para destinos no Brasil e no exterior
Compre passagens na modalidade múltiplos destinos/várias cidades
Para garantir todas as suas conexões e, de quebra, rentabilizar ao máximo a tarifa paga, compre passagens na modalidade múltiplos destinos ou várias cidades. Essa modalidade é oferecida por várias agências online e cias. aéreas.
Você compra com ida ao seu primeiro destino, e volta do seu último destino, no mesmo bilhete.
Por exemplo:
- Trecho 1: Brasil-Madri
- Trecho 2: Roma-Brasil
Ou:
- Trecho 1: Brasil-Lima
- Trecho 2: Lima-Cusco
- Trecho 3: Cusco-Brasil
Mesmo que você tenha que fazer uma conexão, vai ser uma conexão garantida pelas cias. aéreas envolvidas, porque a sua reserva é a mesma nos dois vôos. Se um vôo atrasar, a cia. aérea vai ter que acomodar você em outro vôo e até arcar com custos de alimentação e hospedagem.
Isso custa muito mais caro do que comprar passagem só até o primeiro destino e comprar o outro trecho à parte? Na verdade, pode sair o mesmo preço. Você precisa no mínimo simular. E se for muito mais barato comprar essa outra passagem à parte, então durma uma noite na véspera no lugar onde você vai pegar o vôo de volta pra evitar esse contratempo da conexão desvinculada. Conexão desvinculada, não!
Para saber como emitir passagens aéreas na modalidade múltiplos destinos/várias cidades, leia este tutorial passo a passo.
Erro 2 | Troca de aeroporto, não!
Outro erro que se deve evitar a qualquer custo: fazer conexão que envolva trocar de aeroporto.
Às vezes a gente comete esse erro por economia, porque o sistema achou um itinerário mais barato com um vôo chegando por um aeroporto e a conexão saindo por outro. Outras vezes, isso acontece por pura desatenção. A gente não percebe que mudou o código do aeroporto na cidade da conexão.
O perrengue ocorre normalmente em três lugares no exterior: Buenos Aires, Nova York e Londres.
Mas também acontece antes do sair do Brasil, em São Paulo. Muitas cias. vendem o primeiro trecho com chegada no aeroporto central de Congonhas, com continuação saindo do aeroporto internacional de Guarulhos, a uma hora e meia (se não houver engarrafamentos) de viagem.
É preciso evitar essa situação ao máximo, porque a responsabilidade pelo transporte está na mão do passageiro. Tudo o que na conexão é automático (bagagem, check-in), na conexão com troca de aeroporto é complicado
A pior coisa numa viagem é a ida para o aeroporto — e ao fazer conexão em num segundo aeroporto, você arranja uma segunda ida para o aeroporto no meio da sua viagem!
Como evitar esse erro?
Viajar ao exterior com segurança é ter Seguro Viagem Bradesco.
Pesquise mais — ou passe uma noite na cidade de conexão
Não aceite itinerário com troca de aeroporto. Confira como é o percurso em outras cias. aéreas. A economia não vale o trabalho e o stress, acredite.
Se não tiver outro jeito, interrompa a viagem na cidade da conexão. Passe uma noite na cidade, e no dia seguinte dirija-se normalmente ao aeroporto da conexão.
Erro 3 | Voos muito cedo, só em último caso!
Este erro a gente comete na melhor das intenções: marcar vôos para de manhã cedíssimo.
Por que fazemos isso? Porque queremos aproveitar o dia de viagem ao máximo. Para que passar o início da manhã na cama quando podemos já estar na sala de embarque?
O problema é que essa decisão tem efeitos colaterais inesperados. O primeiro é que, ao querer ganhar o dia, a gente acaba perdendo a noite anterior. A gente dorme mal, preocupado em acordar às 3 ou 4 da manhã. Será que o táxi vai aparecer? Será que vai ter Uber?
Sim, porque um pouco antes disso a gente descobre que para ir ao aeroporto de madrugada não existe nenhum meio de transporte em conta. Ou seja: às vezes aquela economia que você fez ao escolher esse vôo cedo já vai embora no táxi que você vai ter que pegar.
Sem falar que o seu organismo sente. Quando você vai para a Europa durante a vigência do horário de verão, são 5 horas de diferença de fuso. Acordar às 3 da manhã no horário local significa acordar às 10 da noite no seu relógio biológico. É exigir demais do corpo — e abrir a porta para uma gripe ou um problema intestinal.
E se não der para evitar essa situação?
Durma num hotel próximo ao aeroporto
Caso seja incortornável — você precise mesmo pegar esse vôo cedíssimo, sem outra alternativa –, então durma num hotel próximo ao aeroporto.
Todo aeroporto que se preza tem vários hotéis nos arredores — a maioria deles, padrão 3 estrelas. E olha que prático: todos costumam oferecer transporte de/para o aeroporto para seus hóspedes.
Para você não perder nada do seu dia, faça o seguinte:
- Faça check-out do seu hotel na cidade
- Deixe as malas no depósito do hotel (todos farão isso de graça por você)
- Faça todos os passeios que você tinha programado para o dia
- Faça sua refeição noturna — jantar ou lanche — mais cedo, lá pelas 18h30/19h
- Passe no seu hotel, retire a sua bagagem e aproveite o transporte público para o aeroporto
- Pegue o transporte do aeroporto para o seu novo hotel, faça check-in e confira os horários de transporte durante a madrugada de volta para o aeroporto
Garanto que o vôo da madrugada vai ficar bem menos sacrificado.
Leia mais:
Resolva sua viagem
- Passagens aéreas – melhores preços no Skyscanner
- Hotel – encontre o seu no Booking
- Casa de temporada – veja as opções no Booking
- Seguro Viagem Bradesco – simule e contrate aqui
- Aluguel de carro – pesquise na Rentcars em até 10x
- Trânsfers e passeios – escolha com a Easy Travel Shop
- Trânsfers e passeios no exterior – escolha com a Viator
335 comentários
Boia, quero comprar um voo para Itália. Entrada por Roma, saída por Milão, ou vice-versa. Acontece que a conexão de Madri para uma das duas cidades está dando 1h30. Sendo no mesmo bilhete e conexão, não terei problemas, uma vez que esse tempo para imigração é curto, não acha?
Olá, Elieuza! É um intervalo justo, mas se der problema a cia tem que alocar você em outro voo. Ao passar pela imigração fique atenta se chamarem seu voo para a fila expressa.
Olá,
Queremos ir para Miami e já compramos a volta com pontos (FLL-CWB).
Precisamos comprar a ida, mas o trecho completo CWB-VCP-FLL está muito caro.
Está mais em conta comprar CWB-VCP e depois VCP-FLL. Por acaso é possível vincularmos na Azul os trechos operados por eles em uma única passagem, despachando as malas em Curitiba e pegando apenas em FLL?
Olá, Marcos! Ligue no atendimento ao cliente para ver se isso é possível. Com um agente de viagem seria mais fácil.
Olá tudo bem?
Você poderia me orientar a respeito de uma viajem para Europa?
Eu desejo ir para Madrid em voo direto, porém, eu quero retornar ao Brasil por Lisboa.
A duvida é: Eu posso comprar o bilhete de ida para Madrid e o bilhete de retorno saindo de Lisboa?
(eu não quero fazer conexão em Lisboa para chegar em Madrid, quero ir para Madrid e de Madrid ir para Lisboa, para retornar ao Brasil de Lisboa)
Bgdo!
Olá, Eduardo! As passagens multidestinos normalmente envolvem conexões – na ida, na volta ou na ida e na volta. Para ir e voltar de pontos diferentes da Europa na mesma cia., você precisa voar por uma cia. que tenha voos diretos às duas cidades (a única será a Latam), ou comprar trechos separados de ida e volta em cias. diferentes.
Veja:
https://www.viajenaviagem.com/passagens-multidestinos
Olá! Voo Nacional, é tranquilo comprar a Ida por uma Cia (Azul) e a volta por outra (Latam)?
Olá, Lais! Não há nenhum problema de segurança em comprar passagem de ida por uma cia e volta por outra, em qualquer situação. Normalmente a ida e a volta nas viagens internacionais são compradas na mesma cia porque fica mais barato. O que não se deve fazer é comprar voo de CONEXÃO em outra cia., sem vinculação com o bilhete do voo inicial.
Estou com voo marcado do Rio para Bariloche em setembro, e a conexão seria toda no Aeroparque. Mas ontem descobri por acaso que a Aerolineas Argentinas alterou minha partida de Buenos Aires a Bariloche para Ezeiza. Ou seja: chego do Rio pelo Aeroparque e vou para Bariloche por Ezeiza. O problema é que tenho 1 hora e 50 entre a chegada e a partida. E eles nem me comunicaram, não recebi e-mail, nada. Entrando na reserva pelo localizador não há qualquer alerta sobre a mudança, apenas a nova configuração, nem há a possibilidade de alterar. Preciso esperar a comunicação deles para tomar alguma providência, tipo conseguir uma conexão melhor?
Olá, Luciano! Se você comprou a passagem pelo site da Aerolíneas, entre em contato para modificar. Se foi por agência, física ou online, tem que usar este canal.
Boa tarde,
Ainda não comprei, mas estou com uma situação para minha viagem para Bariloche, a estou saindo de Vix e a escala em Viracopos é de 2h, sei que a Azul é bem pontual e nunca tive problemas só que comprar as passagens separadas de VIX – VCP e depois VCP – BHC está dando uma diferença muito absurda pra comprar do que a essa venda casada de VIX – BHC com conexão. Só que nunca fiz dessa forma e não sei se esse tempo de conexão para compra das passagens em separado seria o suficiente para o check-in e muito provavelmente o despacho da bagagem.
Olá, Eduardo! Se os dois trechos estiverem vinculados na mesma passagem não tem problema. Nesse caso, comprar os dois trechos separadamente é mais inseguro, porque a cia. não se responsabilizaria pelo seu segundo voo se o primeiro atrasar.
Ai que ta, as passagens vinculadas estão com preço muito maior do que as duas compradas separadamente, levei isso em consideração e até por ser a Azul, como disse, nuca tive problema, mas apenas 2hrs me dá muito receio de fazer isso.
Olá, Eduardo! Ah, sim, desculpe, entendi errado. Se der chabu, o prejuízo será seu.
Bom dia,
Rota de Cusco para Rio de Janeiro, conexão em lima de 1h40min é suficiente? Outra opção que existe mais cara é mesma rota com conexão de 2h15min.
Obrigado
Olá, Marcos! Se os voos estiverem integrados na mesma passagem, a cia. fica responsável por acomodar você num outro voo em caso de atraso irremediável do primeiro.