Santiago: reaberto o teleférico do Parque Metropolitano
Interditado em 2008 por problemas mecânicos (não, não foi por causa do terremoto de 2010!), o teleférico do Parque Metropolitano de Santiago voltou a funcionar agora no dia 26 de novembro (obrigado mais uma vez por avisar, Neftalí!).
Com 47 cabines novinhas e moderníssimas (acredito que iguais às do Valle Nevado), o teleférico oferece lindas vistas de Santiago (em dias claros) e leva com rapidez à maioria dos atrativos do Parque Metropolitano.
Onde ficar em Santiago?
O circuito tem três estações: Inicial, Tupahue e Cumbre.
A estação Inicial fica no plano, junto ao acesso de pedestres Pedro de Valdivia Norte, no finzinho desta avenida: dá para vir a pé de Providencia. (São 15 a 20 minutos de caminhada desde a esquina da avenida Providencia com a Pedro de Valdivia).
A estação Cumbre fica no topo do Cerro San Cristóbal — um lugar que já está incorporado ao circuito básico de Santiago, aonde se chega de funicular.
O passeio pelo teleférico de Santiago pode ser feito nos dois sentidos.
Se começar pela estação Inicial, você depois desce pelo funicular e visita La Chascona, a casa-museu de Pablo Neruda. Se tiver tempo, dá para continuar depois pelo Centro — Mercado Central, Museu Pré-Colombiano, Plaza de Armas, Cerro Santa Lucía.
Viajar ao exterior com segurança é ter Seguro Viagem Bradesco.
Se vier do Centro ou de La Chascona, você sobe pelo funicular e inicia o passeio na estação Cumbres. Salta na estação Inicial e então segue para Providencia (de repente, vai ao Sky Costanera).
Roteiro de passeios
Veja o vídeo do percurso completo do teleférico de Santiago feito pelo site Plataforma Urbana:
Teleférico do Parque Metropolitano de Santiago
- Funciona de 3ª a domingo das 10h às 19h (no verão, até as 20h) | Tarifa de ida, 2 estações (‘2 tramos’): de 3ª a 6ª, 1.910 pesos (crianças até 12 anos, mulheres acima de 60 anos e homens acima de 65 anos, 1.240 pesos); sábado, domingo e feriado, 2.290 pesos (crianças até 12 anos, mulheres acima de 60 anos e homens acima de 65 anos, 1.490 pesos) | Veja lista completa de tarifas aqui
Leia mais:
- Valle Nevado: como organizar seu passeio por conta própria, de metrô e van
- Guia completo de Santiago
Resolva sua viagem
- Passagens aéreas – promocionais no Skyscanner
- Hotel – encontre o seu no Booking
- Casa de temporada – veja as opções no Booking
- Seguro Viagem Bradesco – simule e contrate aqui
- Passagens de trem na Europa – compre no Trainline
- Aluguel de carro – pesquise na Rentcars em até 10x
- Passeios e atrações – escolha na Viator
14 comentários
Se eu pegar o teleférico na estação inicial (providencia), consigo subir com ele até a estação do funicular. Nesse caso, o funicular me leva de volta na estação inicial do teleférico, perto da providência?
Olá, Débora! Existem bihetes só de ida, só de volta ou de dia inteiro. Compre o que for mais apropriado para os seus planos.
Bóia, obrigada pelo post. Tenho uma dúvida que não encontrei em nenhum lugar. Pego o ticket de só ida pelo Funicular até Cumbre. Até aí tudo bem. Depois tem o ticket de teleférico Cumbre-Oasis (última estação) que daí eu pegaria só de ida também. Mas no meio de Cumbre-Oasis tem a estação intermediária de Tupahue, onde eu queria descer. Preciso saber se com esse mesmo ticket Cumbre-Oasis do teleférico posso descer em Tupahue e depois pegar novamente o teleférico até Oasis sem pagar nada além.
Olá, Anna! Não sabemos. Dê uma perguntadinha na bilheteria.
Boa tarde.
Ótimo post, bem esclarecedor!
Quero fazer exatamente a opçao de subir de funicular e depois pegar o bondinho… mas ficou uma dúvida, pegando o teleférico no cerro San Cristobal vou descer onde depois? No ponto inicial do mapa?
Não entendi muito bem, pq gostaria de voltar pelo mesmo caminho para ficar na região de Bella vista. Tem como fazer isso?
Obrigada pelas dicas!!
Olá, Lidiane! Para descer em Bella Vista, você vai precisar pegar o teleférico de volta para o Cerro San Cristóbal ou um táxi na saída do teleférico para Bellavista.
Descendo pelo teleférico, saio próximo ao parque bicentenário de la infancia?
Olá, Claudia! Não sai não, o parque fica pro outro lado. Estando no alto do cerro San Cristóbal é possível descer a pé, por escada e trilhas. Mas a entrada principal e que o site do parque recomenda fica na av. Perú 1001, metrô Cerro Blanco.
Ola, Na verdade, acho que onde diz: “Se vier do Centro ou de La Chascona, você sobe pelo teleférico e inicia o passeio na estação Cumbres. Salta”…. a palavra teleférico deveria ser funicular…. por isso confundiu… Não seria isso?
Olá, Luciana! Sim. Estou corrigindo já.
É possível subir pelo funicular e descer pelo teleférico até a estação Pedro de Valdivia? Espero que a greve citada pela Marcia Ramos tenha terminado, pois estarei em Santiago no início de janeiro.
Olá, Edgar! Esta possibilidade não apenas existe, como está recomendada no texto e ilustrada no mapa… Atente que existe uma caminhada de 15 a 20 minutos entre a estação Inicial do teleférico e a estação Pedro de Valdivia do metrô.
Estive em santiago no início de novembro e uma greve geral (já fazia 20 dias), fez parar tudo que era público no país. E a subida a San Cristoban estava fechada. A alternativa foi visitar o que não era público e usar o bus turístico
Finalmente!!!! Quando fui lá em 2012 estava sem teleférico e sem funicular. E não vale a pena andar a pé pelo parque. Não tem nada pra ver no caminho e não é nada agradável. Que falta me fez esse teleférico…