Bo-Kaap e Waterkant: entre cores e aromas na Cidade do Cabo
Espremidos entre o centro da cidade, o Waterfront e a encosta do Signal Hill, os bairros de Bo-Kaap e Waterkant oferecem, respectivamente, um mergulho ao passado recente e as novidades mais quentes da Cidade do Cabo.
Veja como encaixar Bo-Kaap e Waterkant nas suas andanças pela cidade.
Bo-Kaap: história viva na Cidade do Cabo
Bo-Kaap é um dos mais antigos bairros da cidade; você vai encontrar algumas casas do século 18. Seus primeiros ocupantes foram descendentes de escravos trazidos das colônias holandesas do Sudeste Asiático, que vieram a ser conhecidos como “Cape Malays” (malaios do Cabo).
A eles se juntaram descendentes de escravos trazidos do subcontinente indiano e, posteriormente, imigrantes muçulmanos.
Apesar de o bairro não ser mais ocupado exclusivamente por malaios do Cabo, a sua cultura pode ser sentida e provada no cheiro de especiarias que paira no ar ou nas aulas especiais de cozinha da Cape Malay Cooking Class.
- Quer garantir o seu passeio? Reserve uma aula de cozinha na Cidade do Cabo com a Viator.
Para entender mais sobre esse passado, uma visita ao Museu de Bo-Kaap (71 Wale Street, Bo-Kaap. Tel: +27 (0)21 481 3938. De segunda a sábado das 10h às 17h. Entrada: U$1,30) é fundamental e também é um ótimo ponto de partida para conhecer a região.
Você já deve ter visto outro ícone de Bo-Kaap que o transformou em algo ainda mais emblemático: as casas com suas fachadas coloridas. Elas começaram a ser pintadas logo após o fim do apartheid como um símbolo da diversidade racial.
Toda essa área foi revitalizada e até hoje quando os vizinhos querem mudar as cores, precisam combinar com os outros para não repetirem seus tons.
Para completar o roteiro, bem próximo ao museu, fica um armazém de temperos que vende um tipo de pastelzinho chamado samosa. Não deixe de provar!
Ele veio originalmente da Índia, onde é servido recheado com batatas, mas na Cidade do Cabo é feito com uma massa folhada bem fina, legumes cozidos e condimentos apimentados.
Viajar ao exterior com segurança é ter Seguro Viagem Bradesco.
Waterkant: o bairro do momento na Cidade do Cabo
Waterkant fica entre o V&A Waterfront e o centro da cidade / distrito financeiro e é considerado por muitos como um lugar de tendências e vanguarda da cultura urbana na Cidade do Cabo.
Hoje essa é uma área toda revitalizada e repleta de bares, restaurantes, galerias de arte e lojas moderninhas — meio como Palermo, em Buenos Aires. Por ser uma região gay-friendly, Waterkant também ficou muito famoso por suas boas casas noturnas.
Se você não se hospedar por ali, uma boa maneira de aproveitar o bairro é aparecer no final do dia e emendar happy hour, jantar e balada — as opções são inúmeras e a noite é animada.
Café também é assunto sério por aqui, o Origin virou ponto de encontro dos aprendizes de baristas. Para acompanhar seu expresso, capuccino ou macchiato, a casa ainda oferece outros quitutes na hora do almoço, lanches e aperitivos ao longo do dia.
Para se hospedar entre Bo-Kaap e Waterkant
Procurando um lugar diferente para se hospedar na Cidade do Cabo que não seja tão turístico quanto a área do V&A Waterfront, ou ligeiramente afastado como Camps Bay?
Ficar entre Bo-Kaap e Waterkant pode ser uma alternativa interessante para quem quer gosta de sair a noite e quer ter várias opções de restaurantes a poucas quadras de caminhada.
O transporte público ainda é um fator limitante — por isso, consulte o texto sobre como se locomover na Cidade do Cabo antes de confirmar sua hospedagem.
Abaixo, você encontra algumas sugestões bem avaliadas de B&B e pousadas charmosas pela região:
O The Charles Cafe & Rooms é um pequeno hotel no coração de WaterKant com estilo georgiano e vista para o bairro.
O Cape Finest Guesthouse mais parece um apartamento aconchegante do seu amigo descolado, ele também fica ligeiramente próximo à Long Street, a rua mais agitada da noite no centro da Cidade do Cabo.
O Rouge on Rose Boutique Hotel tem uma localização estratégica em Bo-Kaap e é um dos hotéis-boutiques mais bem avaliados da região. O Protea Hotel Victoria Junction já tem um clima de hotel mais convencional e está quase na borda de Waterkant.
Por fim, o Signal Hill Lodge é o mais distante da lista e não fica propriamente em Bo-Kaap, mas aos pés de uma grande área verde e próximo ao bairro histórico.
Natalie viajou a convite do turismo da África do Sul e da South Africa Airways.
- Cidade do Cabo: dicas de transporte (para passear e vir do aeroporto)
- Table Mountain: como visitar o Pão de Açúcar da Cidade do Cabo
- Twelve Apostles Hotel: ao pé da montanha, de frente para o sol
- África do Sul: um roteiro com 70 dicas selecionadas
- A Montanha Chata
- Turismo de esquerda: teoria e prática
- Postal por escrito: Cidade do Cabo
Resolva sua viagem
- Passagens aéreas – promocionais no Skyscanner
- Hotel – encontre o seu no Booking
- Casa de temporada – veja as opções no Booking
- Seguro Viagem Bradesco – simule e contrate aqui
- Passagens de trem na Europa – compre no Trainline
- Aluguel de carro – pesquise na Rentcars em até 10x
- Passeios e atrações – escolha na Viator
2 comentários
Maravilhosos esse post! Daqui uns quinze dias estarei desembarcando por lá e com certeza caminharei por estas ruas lindas, tão coloridas e significativas!
A África do Sul é linda demais: desde sua história ao turismo!
Essas casinhas coloridas são lindas! Não conheci Waterkant, mas Bo-Kaap sim e ali pertinho tem uma loja enorme de pedras preciosas, onde aproveitei e fiz o tour grátis sobre fabricação/lapidação de diamantes! Ah e o pequeninho museu de Bo-Kaap conta sobre o carnaval e o islamismo na Cidade do Cabo! https://www.taindopraonde.com.br/2014/04/bo-kaap-o-bairro-malaio-na-cidade-do-cabo.html