Sydney: um passeio por Bondi Beach, a praia que é a cara da Austrália
Ao conversar com um morador de Sydney, provavelmente uma das perguntas que ele fará é se você já conheceu Bondi Beach. A praia de Bondi – diga: Bon Dái – é um dos cartões postais mais famosos da Austrália — e não é para menos. Com um clima descolado e paisagens de fundo de tela de computador, Bondi Beach pode ser um dos fatores decisivos para cair de amores pelo país.
Muitos caminhos te levam até lá. O mais bonito é a trilha que beira o mar e os paredões rochosos entre Bondi e Coogee Beach. São cerca de seis quilômetros de distância que podem ser feitos tranquilamente em uma ou duas horas, dependendo do quanto você parar para fotografar e aproveitar os mirantes.
Eu fiz essa caminhada no sentido Bondi até Coogee, mas muita gente prefere fazer no sentido oposto e terminar o dia curtindo algum bar perto da praia.
Bondi Beach é um espaço bem democrático. Você vai encontrar desde a galera que pratica esportes ao ar livre até a turma do churrasquinho no parque. Impossível não se pegar pensando “eu moraria aqui tranquilamente e até me tornaria atleta de final de semana”.
Mais do que a famosa trilha e a areia branquinha, Bondi também guarda outras boas surpresas como o Aquabumps Gallery (151 Curlewis St, Bondi Beach, tel. 02/9130-7788. Aberta todos os dias das 10 às 18h), a galeria do fotógrafo e surfista Eugene Tan, que é apaixonado pela praia e vive fotografando a região. Vale a visita.
Nessa área muito procurada por surfistas e aprendizes, foi fundado o mais antigo centro de salva-vidas do país, o Bondi Life Saving Club (Queen Elizabeth Drive, Bondi Beach. Tel: 02 9300 9279). Ali próximo também fica a Campbell Parade, a principal rua de Bondi, repleta de bares e lojinhas, muitas delas voltadas para a galera do surf.
- Quer garantir o seu passeio? Reserve uma aula de surf em Bondi Beach com a Viator.
Para complementar esse roteiro, uma visita à Coo-ee Aboriginal Art Gallery (31 Lamrock Ave, Bondi Beach, tel. 02/9300-9233. Aberta de quinta a domingo das 10 às 17h) pode ser interessante para quem quer conhecer mais sobre a arte e a história aborígene. Fundada em 1981, a galeria promove a arte indígena pelo mundo todo.
Antes de cair n’água, se você passar pela região durante um final de semana, dê uma espiadinha nos mercados locais. O jardim da escola pública de Bondi recebe todos os sábados uma feira de produtores locais cheios de quitutes frescos como queijos, pães artesanais, frutas e até coxinha e tapioca. Aos domingos, é a vez do jardim se transformar em um mercado de pulgas com artesanatos, roupas e todo tipo de cacareco retrô.
Onde comer em Bondi Beach?
Ao longo do pavilhão e das duas ruas paralelas à praia de Bondi, você vai encontrar diversas opções de bares, cafés, fast foods e restaurantes. A dica aqui é aproveitar a atmosfera casual do The Bucket List (Bondi Pavilion, Queen Elizabeth Dr., tel. 02/9365-4122. Todos os dias a partir das 11h), no Bondi Pavilion com sua vista para orla, e ainda caprichar no lanche ou no fish and chips clássico acompanhado de alguma das cervejas artesanais vendidas na casa.
Como chegar a Bondi Beach?
Saindo da região do Queen Victoria Building, siga até o Museum Station, na Elizabeth Street, em frente ao Hyde Park. Lá pegue o ônibus B 380, em direção a North Bondi – são exatamente 29 paradas ou uns 40 minutos – e logo você estará a poucas quadras da praia. Outros ônibus como o 389 e 333 também chegam até Bondi. Veja detalhes no site do transporte público de Sydney.
Bondi Beach é uma boa região para se hospedar em Sydney?
Apesar desse clima todo maneiro, Bondi Beach não é uma área central para se hospedar caso seu principal objetivo seja conhecer as outras atrações de Sydney. Você estará a cerca de 40 minutos de transporte público até outras regiões como Darling Harbour ou a uma corrida salgada de táxi, se o trânsito estiver pesado. Se a ideia é aproveitar com calma a praia e surfar bastante, esse pode ser um endereço certo na cidade para uma viagem mais light.
Embora eu tenha visto alguns empreendimentos hoteleiros ainda em construção, Bondi oferece uma gama de albergues e apartamentos para locação maior que de hotéis ou pousadas. Procurando no Booking, encontrei duas opções bem avaliadas como o Bondi Beach House, um B&B simpático e o Adina Apart-hotel, com jeitão mais corporativo. Se preferir ficar em Coove Beach, o Dive Hotel tem ares de apartamento de praia.
Natalie viajou a convite do Turismo da Austrália.
Leia mais:
- Sydney: sabadão em Bondi Beach
- Onde comer em Sydney: de comidinhas a boas mesas (sem esquecer vinhos e cervejas)
- Newtown: o bairro meio hippie, meio hipster de Sydney
- Manly Beach, a praia do piquenique em Sydney
- QT Sydney: um hotel feito para o Instagram
- Bastidores da Ópera de Sydney: uma aula de arte e arquitetura
- Sydney: 3 experiências imperdíveis
- Hunter Valley: o vale dos vinhedos pertinho de Sydney
11 comentários
Bondi é tudo de melhor como praia agora tá na hora de atualizar o post! Austrália cresce e muda muito rapidamente! Ricardo, vai lá conferir e te encantar!
Meu sonho conhecer e morar na Austrália mas infelizmente tá complicado. É essa praia um.emcsmto si de olhar imagine mergulhar. Mas tenho receio de tubarões brancos. Sei q ñ vai chegar até lá. Claro
Morei por 2 anos em Sidney e a cidade é o máximo e não é somente Bondi Beach que encanta mas a cidade dispõe de várias praias cada uma mais bela que outra.
Estando em Bondi Beach super recomendo o bar à beira mar de nome Luch cheio de cadeiras e mesas com guarda sóis com
Chopp delicioso ou vinhos e vários petiscos. Uma delícia, ia no
Mínimo 2 vezes por semana e nos tornamos amigos de todos.
Tive oportunidade de nadar na piscina do icebergs Bondi club em março de 2015 fiquei maravilhado queria saber o cumprimento da piscina.
ola. estou a ler o seu roteiro de sydeney e esta espectacular .parabens .vou em novembro deste ano
Acabei de voltar da Austrália, e quando fiz o caminho Coogie-Bondi, o meu pensamento era exatamente o mesmo: quero viver aqui…
Lendo esse post me deu uma saudade dessas praias, do caminho e das paisagens lindas…
Uma das trilhas mais bonitas que eu já fiz!!! Limpa, cênica, organizada… Deu até vontade de morar no cemitério!!!
https://deprimeiraviagem.com/2016/06/26/vale-a-pena-fazer-a-trilha-de-coogee-ate-bondi-com-uma-crianca-pequena/
Nao deixem de visitar as praias do norte de sydney, que tb tem piscinas, trilhas, com vistas e panoramas fantásticos, de águas geladinhas, mas lindas!
Mas e essa piscina maravilhosa, turista pode entrar?
Olá, Renata! Tanto pode, que a gente dá o preço e o horário de funcionamento na legenda embaixo dela 🙂
Fiz esse passeio em julho do ano passado e fiquei indignado: nenhuma sujeira em todo o caminho de Coogee a Bondi! 😛 Sério, além da paisagem super linda e tranquila, das pessoas aproveitando a vida, não vi nem uma latinha de Coca Cola abandonada na grama; fora os diversos pontos com sacolas plásticas gratuitas para donos de cachorro recolherem as fezes dos animais espalhados por todo o caminho. No final do passeio dá uma alegria de ver que aquela área não é só tão bonita mas também bem cuidada, e uma tristeza de, igual ao que a Natalie escreveu, não morar lá.