Achados em Edimburgo: 3 restaurantes descolados e 1 bar secreto
A cozinha escocesa não desfruta da melhor das famas, culpa do aspecto pouco convidativo de seus pratos mais típicos. Mas nem só de haggis, black pudding e porridge são feitos os cardápios dos restaurantes no país, e na capital Edimburgo há muitas delícias a se provar. Queijos, frutas silvestres, peixe, frutos do mar, cordeiro e tubérculos são as melhores pedidas, e muitos restaurantes trabalham com fornecedores locais para oferecer o que houver de mais fresco.
Conheça 3 restaurantes com essa filosofia (e, de lambuja, um bar que você não nunca encontraria ao caminhar pela rua):
Bistrô à escocesa: Contini Cannonball Restaurant
Do ladinho do Castelo de Edimburgo, o Contini Cannonball (356 Castle Hill, tel. 0131/225-1550) faz um programa duplo sensacional com esta que é a maior atração da cidade. O salão do restaurante é amplo e agradável, o que cai muito bem depois de uma manhã batendo perna pela Old Town.
Vale a pena aproveitar o menu de almoço, onde dois pratos saem por 18 libras, e três pratos, por 22. Entre as sugestões do dia, optei pelo salmão defumado, pelos queijos escoceses e o bacalhau fresco, todos muito saborosos e cuidadosamente apresentados. A mesma casa tem ainda um café e uma sorveteria bastante simpáticos.
Se a temperatura permitir, continue o seu passeio na companhia de um potinho de sorvete de whisky. O de lá é feito com whisky da Glengoyne, a destilaria super tradicional que visitamos nos arredores de Glasgow.
Seguro Viagem Bradesco: sua tranquilidade em viagens internacionais.
Comfort food em menu degustação: Gardener’s Cottage
Você não precisa estar viajando acompanhado para jantar entre amigos no Gardener’s Cottage (1 Royal Terrace Gardens, tel. 0131/558-1221). As mesas são coletivas, e o menu fechado acaba estimulando o bate-papo sobre os pratos e os ingredientes.
O lugar é uma graça; um antigo chalé transformado em restaurante que mantém todo o aconchego, com luz baixa, decoração rústica e garçons muito dedicados.
O jantar vale todo o investimento: são 7 passos por 35 libras, incluindo queijos e sobremesa. O cardápio é montado semanalmente, e dia a dia sofre alterações de acordo com o que a casa achar de mais fresco no mercado. Espere encontrar no Gardener’s Cottage aquilo que se convencionou chamar de comfort food: comida simples, mas feita com carinho e cheia de sabor.
Estavam especialmente gostosos a sopinha de aipo e batata, o prato de gurnard (um peixe nativo) e mariscos, o cervo cozido no ponto exato e o singelo bolinho de avelã com ruibarbo e sorvete de xerez.
O menu é publicado diariamente no site do Gardener’s Cottage e é imprescindível fazer reserva antecipada.
Wise – Cartão de débito global
Cozinha de imaginação: 21212
O curioso nome do restaurante 21212 (diga: two one two one two; 3 Royal Terrace, tel 0845/22-21212) tem a ver com o seu menu degustação de 5 etapas: duas escolhas para a entrada, uma sopa, duas escolhas para o prato principal, uma seleção de queijos, duas escolhas para a sobremesa. É um restaurante elegante, mas bem-humorado e lúdico no décor do salão, no “batismo” dos pratos e na sua montagem. O meu “winter shelffish wonderland” tinha haddock, camarões, caranguejos e crocantíssimas esculturas de legumes desidratados.
O “top cats (fish)” foi certamente o mais colorido prato de truta que já experimentei, com mil e uma texturas e sabores refrescantes para descobrir e recombinar a cada garfada.
A sobremesa, à base de leite e com um jeitão super tradicional, ousava em vir adornada com chips de endro. Tenho minhas reservas com cozinha contemporânea, mas posso assegurar que nenhuma espuma foi utilizada em vão.
O menu completo custa 55 libras no almoço e 69 libras no jantar; há também opções para 2, 3 ou 4 passos, um pouco mais em conta. O 21212 tem uma estrela no Guia Michelin. É recomendável fazer reserva.
Organizador de eletrônicos para viagem
Bônus: Panda & Sons
Um turista que passasse em frente ao número 79 da Queen Street dificilmente desconfiaria que a fachada vermelha da barbearia Panda & Sons seria apenas… uma fachada.
No subsolo, atrás de uma providencial estante de livros falsa, funciona um bar secreto e ilegal. Tudo de brincadeirinha, lógico — com inspiração nos tempos da “prohibition” americana, em que bares do gênero foram criados para driblar a lei seca.
O Panda & Sons tem uma carta de drinks criativa, que inclui o teatral Birdcage, um coquetel à base de whisky que chega à mesa em uma nuvem de canela e cravo, e o Emperor’s New Clothes, uma reinvenção de um mojito com rum, saquê, chá de hortelã e mel.
O bar tem um clima super amigável e relaxado, e cai muito bem para fechar um longo dia de turistagem devidamente acompanhado de uns bons drinks.
Você esteve em algum bar ou restaurante bacana em Edimburgo? Deixe a sua dica!
Mariana viajou a convite do VisitBritain.
Leia mais:
- Edimburgo: o fascínio de uma cidade ao mesmo tempo fofinha e sinistra
- Harry Potter em Edimburgo: Elephant House e bate-volta a ‘Hogwarts’
- Escócia: um passeio às terras do Coração Valente
- Londres, Edimburgo e Highlands: a viagem da Andrea
- Edimburgo em agosto: para aproveitar os festivais
- Glasgow: o charme insuspeito da maior cidade da Escócia
- 2 semanas de Beatles, Banksy, Harry Potter, Coração Valente e Downton Abbey
6 comentários
Michael’s Steak & Seafood na Jeffrey St é uma ótima opção. No almoço servem menus deliciosos com ótimos preços.
Great
21212
Cozinha moderna, chef artista e envolvente.
Preco adequado a proposta
Sem muitas opcoes na cidade em nivel semelhante.
A conferir
Gardener s Cottage na verdade nao espelha o texto do blog.
Fizemos a reserva, local metido a informal, cadeiras muito proximas em 3 mesas comunitarias.
Cardapio tentando ser inovador mas com um que de amador.
Espumas sem nexo, porcoes reduzidissimas em uma sequencia sem ritmo e querendo ser natural e organica.
Para esquecer e tomar cuidado com informacoes por demais emocionadas.
Mariana,
Meu marido e eu acabamos de voltar de Edimburgo,seguimos suas dicas e fomos no 21212 e no Gardener’s Cottage, ambos foram maravilhosos, cada um em seu estilo. Só temos a agradecer por essas dicas fantásticas!
Show, Merrel!!
Fui no 21212 p/o almoço. Acho q tem um passo a menos, e o preço é menor. Mas nada q tire o charme do lugar e a eficiência do chef, q é uma figura!!