Guia de Lisboa
LX Factory tem lojinhas, restaurantes e até balada em Lisboa
Quem chega ao simpático espaço da LX Factory, em Lisboa, logo se pergunta o que aquela área era antes de se tornar cenário de uma série de lojas bem-humoradas, restaurantes e escritórios de trabalho.
A dúvida é pertinente: de repente você se vê numa espécie de “rua fechada”, com prédios bem antigos dividindo as fachadas com painéis engraçadinhos e vitrines bacanas. Foi em 1846 que a Companhia de Fiação e Tecidos Lisbonense, uma das mais importantes do ramo em Portugal, se instalou na grande área de 23.000m².
Com o passar dos anos, a Companhia Industrial de Portugal e Colónias, a Tipografia Anuário Comercial de Portugal e a Gráfica Mirandela, também ocuparam o espaço. Com a ida das empresas para outros locais, mais afastados do centro urbano, o espaço, composto de diversos armazéns, ficou abandonado.
A história poderia terminar aqui mas, em 2005, a Mainside, uma empresa de investimento imobiliário, resolveu comprar e transformar o terreno.
Ficaram os 11 prédios construídos em outros tempos e todos os outros itens que fizessem parte das características do local. Algumas reformas, e voilà, nascia a chamada “ilha de criatividade” numa região antes esquecida do bairro de Alcântara.
Com o espaço renovado, não demorou para que empresas de design, de artes e publicidade, por exemplo, se instalassem nas novas salas comerciais criadas. Lojas, restaurantes e livrarias também começaram a se interessar pela área e, desde 2008 transformaram a região em uma ótima opção de passeio.
Viaje tranquilo no exterior com o Seguro Viagem Bradesco.
Mantendo o clima
Uma das coisas mais legais de explorar o LX Factory é que toda a arquitetura local “conversa” com os ambientes internos das lojas. E são várias nas quais você vai poder entrar: a Bairro Arte, que tem de jukebox a itens divertidos para a casa; a livraria Ler Devagar; a Organii, de cosméticos orgânicos; a More Than Wine, de vinhos; e até uma Kare, entre muitas outras.
As opções de comidinhas também são várias: a Landeau Chocolate); a Sushi Factory e a 1300 Taberna são algumas das opções.
A programação cultural também é intensa. Exposições, apresentações musicais e outras representações artísticas acontecem frequentemente. Dá até pra pegar uma baladinha se você se animar.
Mala de bordo nas medidas certas
Planejando a visita
Para aproveitar tudo que a LX Factory oferece, o ideal é chegar no meio da tarde. Todas as lojas já estarão abertas e os barzinhos e restaurantes estarão funcionando com força total.
É o melhor momento para encontrar portugueses e turistas dos mais diversos locais do mundo batendo perna pelas ruazinhas do espaço.
Aos domingos, uma feirinha também toma conta do local, com banquinhas de brechós, artesanatos e outros itens.
Pegue o Eléctrico 15 e desça no Calvário, na rua Alcântara. Paralela a ela está a rua Rodrigues de Faria, onde está a entrada do LX Factory.
Combina muito bem como último passeio do dia para quem já aproveitou os lados do Mosteiro dos Jerónimos, a Torre de Bélem e o Padrão dos Descobrimentos.
Informações práticas
Heloísa viajou a convite do Turismo de Lisboa.
- Lisboa: os cartões de desconto em transporte, atrações e compras
- Lisboa: um dia entre patrimônios da Unesco, museus e pastéis de Belém
- Lisboa tamanho família: Oceanário + Parque das Nações + shopping Vasco da Gama
- Lisbon Story, Arco da Rua Augusta e outras atrações da Praça do Comércio
- Cais do Sodré, onde a noite de Lisboa vai até mais tarde
- Mercado da Ribeira: Lisboa for foodies
- Um dia em Cascais, saindo de trem do Cais do Sodré
- Lisboa: compras descoladas e boa mesa entre jardins e palacetes no Príncipe Real
- Lisboa e Porto: os 10 hotéis mais reservados pelos leitores
- Guia de Lisboa no Viaje na Viagem
8 comentários
Fui de ônibus, tive divulgação de encontrar, pois não há placas explicativas e a entrada bem escondida, lugar muito criativo, gostoso de estar, mas os preços bem salgados para os padrões brasileiros . Valeu a experiência, mas não sei se voltaria.
Um detalhe: o exemplo de “fachada criativa” mostrado acima é obra do brasileiro Derlon.
Olá a todos,
Paga alguma coisa para entrar na LX factory ? Há estacionamento no local ? Obrigada, Sara p
Olá, Sara! Não se paga nada. Há estacionamento.
Gostei muito da dica! Me fez lembrar a antiga fábrica Bhering aqui no Rio, que hoje é um espaço cultural, cheio de coisas interessantes acontecendo. Será que faz sentido?
abs
Olá, Rapha! É mais ou menos por aí 🙂
Ótima dica!
Que delicinha! Adoro lugares assim.