Cartão recusado pela SNCF? A Rita descobriu como reverter
A Rita enfrentou uma situação relatada por muitos leitores: não teve sua compra aprovada pelo site Voyages-SNCF.com, das ferrovias francesas. No caso dela — e na maioria dos que têm suas compras recusadas neste e em outros sites de cias. ferroviárias — o problema estava no fato do seu cartão não fazer parte do sistema Verified by Visa (o MasterCard também tem um sistema assim, o SecureCode).
Só que a Rita não se conformou com esse desfecho. Animada com o relato da Dri Castro, que conseguiu desbloquear o cartão por email (leia aqui), a Rita trocou tuítes com a arroba da SNCF, @Clt_VoyagesSncf, e foi descobrindo os macetes. Depois de conseguir concluir a compra, teve a megagentileza de postar suas dicas na caixa de comentários. Obrigadíssimo, Rita!
Viaje tranquilo no exterior com o Seguro Viagem Bradesco.
A odisséia
Resolvi fazer este relato porque levei 5 dias para conseguir descobrir os macetes do site da SNCF e comprar meus bilhetes Paris-Mont St Michel!!! E olha que não sou tão inexperiente em internet ou viagens…
Bem, primeiro eu escolhi, é claro, os bilhetes mais baratos. E aí, quando fui tentar pagar, o site recusou o pagamento nos meus dois cartões. Nem me lembro como descobri que precisava do Verified by Visa ou MasterCard SecureCode para fazer a compra. Fui pesquisar na internet para saber do que se tratava e, após ligar para o meu banco, descobri que ele não trabalha com esses sistemas.
Entre sugestões de usar cartões de amigos ou ir a uma agência de viagens, tentei agências, que não me responderam até hoje. E lá se foi mais um dia. Depois, enviei twitter para a SNCF e descobri que se eu marcasse para retirar os bilhetes numa estação da França, poderia usar um cartão que não fosse Verified by Visa ou MasterCard SecureCode.
Só que… só me aparecia a opção de receber pelo correio. Testando tudo o que podia no site, descobri que era porque o bilhete era um IDTGV, o trem low-cost da SNCF. Aí, troquei para um outro, um pouco mais caro, marquei para retirar lá e tentei novamente. Cartão recusado. Tentei o outro cartão. Nada.
Lembrei que tinha que liberar novamente o cartão no banco, para compras internacionais, pois havia sido liberado só por 24 horas. Depois fiz todo o procedimento de novo. Nada. Mais troca de twitters e e-mail e aí descobri que, quando vc tenta uma compra por mais de duas vezes, o site do SNCF bloqueia o seu cartão a partir da última vez por 24 horas!!!
Então, liguei prá lá, mas não falo francês e a opção que me passaram para falar em inglês estava errada! Só então me lembrei que nas últimas vezes eu tinha usado um cartão e me restava o outro. Liguei para o banco, liberei o outro cartão e FINALMENTE comprei minhas passagens!!! Entre isso tudo, comecei a ‘compra’ na quinta e só concluí hoje, terça!
Compre sua passagem de trem na Europa – em português
As dicas da Rita para comprar na Voyages-SNCF sem Verified by Visa ou MasterCard SecureCode
– Antes de tudo, ligue para o seu banco e libere o cartão para compras na França.
– Se, ao concluir o processo de compra, o site pedir o Verified by Visa ou MasterCard SecureCode e você não tiver, opte por retirar o bilhete numa estação da França.
– Se não aparecer essa opção, mude para outro bilhete, provavelmente um pouco mais caro.
– Se você já fez duas tentativas de compra, aguarde 24 horas. Se tentar de novo antes desse prazo, o bloqueio vai se prorrogando por 24 horas a cada nova tentativa.
Enfim, é isso. Boa sorte e boas viagens a todos!!!
Leia também:
Trem na Europa: uma comparação de preços entre Raileurope e cias. nacionais
Trem na Europa: qual é o limite de bagagem?
“Tenho 5 minutos para baldeação. Vai dar tempo?”
Roteiro de viagem: a importância da decupagem
Resolva sua viagem
Comentários
Boa tarde.
Estou olhando passagens de trem e estou em dúvida acerca das companhias.
Vi que a OUIGO, por exemplo, já tem tíquetes a venda pelo trainline. A SNCF, por sua vez, me parece que ainda não abriu as vendas.
Qual diferença entre elas?
Ambos são trens de alta velocidade?
Obrigado
Olá, Camilo! Ambas cias operam trens de alta velocidade (no casi da SNCF, são os TGV). A Ouigo é a subsidiária low-cost da cia.
Entendi.
A diferença de qualidade é mto grande?
Os tíquetes da SNCF eu só comsigo comprar pelo site próprio? Não achei nada no trainline.
Olá, Camilo! Até onde eu sei a SNCF vende no Trainline sim. Talvez tenha uma data de abertura de vendas distinta da sua subsidiária low-cost. Os trens OUIGO não têm primeira classe, e talvez não disponham de vagão-bar, apenas máquinas de vendas.