Chef en Altura: folia gastronômica em Villa La Angostura
As lembranças dos dias em que o sol teimava em não aparecer e as cinzas do vulcão chileno Pueyhue se acumulavam nas calçadas já são histórias do passado para Villa La Angostura. A linda, aconchegante e sofisticada cidadezinha à beira do lago Nahuel Huapi, a 80 km de Bariloche, está novamente em sua melhor forma.
Foi nesse clima de celebração e redescoberta da região que aconteceu, no comecinho de agosto, a décima edição do evento Chef en Altura em Villa La Angostura, Cerro Bayo e Isla Victoria. O objetivo desse grande encontro é a valorização dos saborosos ingredientes patagônicos — e da própria Villa como um destino gastronômico.
O Chef en Altura acontece todos os anos, sempre na primeira semana de agosto, e conta com a presença de chefs da região, dos principais hotéis de Villa La Angostura e de Bariloche, assim como chefs da capital e convidados especiais. O evento surgiu em 2003 e hoje já é considerado um dos principais encontros do gênero na Argentina.
Na edição deste ano, foram cinco dias de comilança gourmet, em que os participantes puderam provar receitas protagonizadas pelos ingredientes emblemáticos do norte da Patagônia, como a truta, o cordeiro, o javali, os cogumelos silvestres e as frutas vermelhas. Valeu cada caloria extra
Os almoços, sempre com três passos, e os jantares, de cinco passos, costumam ser oferecidos nos principais hotéis e restaurantes da cidade: Hotel Correntoso, Las Balsas, Luma, La Escondida, Tinto Bistró e Point 180º no Cerro Bayo.
Logo que postei uma foto no Instagram do Viaje na Viagem, um leitor me perguntou: “mas como posso participar?”
Participar de todos os encontros é uma maratona, por isso o ideal é aproveitar os jantares ou almoços que mais lhe apetecerem. Para saber detalhes sobre os menus e os chefes que vão prepará-los, basta consultar a programação oficial, que está disponível no site do evento. As informações sobre a edição de 2014 ainda não foram divulgadas.
Essa experiência pode enriquecer ainda mais sua viagem, mas é preciso ficar atento às datas e reservar seu lugar, seja direto com o hotel onde o jantar será servido, seja direto com a organização do evento ([email protected]).
Para os fãs da boa mesa, garanto que rende um belo caldo essa combinação de atividades de inverno, hotéis de charme e jantares especiais feitos a várias mãos 🙂
Natalie viajou a Bariloche e Villa la Angostura a convite da INPROTUR.
Leia mais:
- Como é o Cerro Bayo, a estação de esqui “boutique” de Villa La Angostura
- Villa La Angostura com crianças: os relato do Amaro e da Ana
- San Martín de los Andes, um vilarejo na Patagônia argentina
- De Villa La Angostura a San Martín de los Andes pela Rota dos 7 Lagos
- 25 hotéis em Bariloche e região comentados pelos leitores
- Primeira viagem a Bariloche: um roteiro completo
1 comentário