NY: travessia da Brooklyn Bridge à Brooklyn Heights Promenade
Em cada uma das vezes que atravessei a ponte do Brooklyn, fiz um passeio diferente.
Da primeira vez, fui de metrô até a estação High Street (linhas A ou C) e dei um rolezinho ali pela região do Brooklyn Bridge Park (com direito a sorvetinho na Brooklyn Ice Cream Factory, mas sem entrar na fila da pizzaria Grimaldi’s), antes de atravessar a ponte em direção a Manhattan.
→ Brooklyn Ice Cream Factory | 97 Commercial Street | Site
→ Grimaldi’s | 1 Front Street | Site
Da segunda vez, cheguei de barco, pelo East River Ferry, vindo de um passeio em Williamsburg (que conto em detalhes aqui). E novamente atravessei na direção de Manhattan.
View Brooklyn Heights Promenade in a larger map
Desta última vez, atravessei pela primeira vez na direção do Brooklyn. Fui a pé, atravessando Tribeca, até a boca da ponte — mas poderia ter chegado de metrô, descendo numa dessas estações: Brooklyn Bridge-City Hall (linhas 4, 5 ou 6), City Hall (linhas N ou R), Park Place (linhas 2 ou 3) Chambers St. (linhas 1, 2, 3, A, C ou J).
O sentido Manhattan-Brooklyn perde bastante em termos visuais; para contemplar o skyline de Manhattan durante a travessia você tem que parar e olhar para trás.
Meia hora depois eu estava no Brooklyn. Mas desta vez não queria ir até a muvuca na base da ponte. Meu destino era a Brooklyn Heights Promenade, um passeio elevado de onde se têm lindas vistas da ilha.
O caminho é simples. Ao descer pela escadaria da ponte, você logo verá uma placa indicando a Brooklyn Heights Promenade. Ao chegar a uma grande praça, atravesse para a direita e pegue qualquer transversal na direção do rio.
Em quatro quadras você chega à Promenade — e talvez reconheça a paisagem de Annie Hall ou Feitiço da Lua.
O bacana da Brooklyn Heights Promenade é que não apenas a vista para Manhattan é bonita. O passeio bordeja um bairro de belíssimas casas históricas, tombadas pelo patrimônio da cidade.
O contraste entre a arquitetura das duas margens do rio é o que Nova York is all about 😀
Dá para acompanhar também a transformação dos antigos píers abandonados do Brooklyn, que estão em obras para tornar-se, de um lado, a extensão do Brooklyn Bridge Park, e de outro, um novo centro de escritórios e shoppings à beira-rio.
Brooklyn Bridge Park
- Endereço: 334 Furman Street
- Horário: aberto diariamente 6h-1h
- Pier 2: 6h-20h
- Pier 5: 6h-23h
- Site oficial
De lá dá para voltar a Manhattan de metrô fácil pelas estações Clark St. (linhas 2 ou 3) ou Cort Street-Borough Hall (linha R). Mas resolvi testar um desfecho mais interessante ao passeio.
Subi pela Montague até a prefeitura do Brooklyn, onde peguei o shuttle grátis que, de meia em meia hora, leva à megastore da Ikea (a mãe de todas as Tok Stoks e Etnas do mundo).
E depois de passear pela loja (e morrer de raiva com os preços ridiculamente baixos), voltei a Manhattan pelo aquatáxi gratuito que a loja oferece no fim de semana (dia de semana custa US$ 5 em cada sentido, reembolsáveis em compras). Os detalhes do aquatáxi da Ikea estão aqui.
Foi uma supertarde bacana — que ficaria ainda melhor com temperatura abaixo de 30ºC
Viajar ao exterior com segurança é ter Seguro Viagem Bradesco.
Brooklyn Bridge Park
Quer apostar no passeio mais turístico e ir da ponte do Brooklyn direto para o Brooklyn Bridge Park? Sem problema. Basta mudar seu trajeto no fim da travessia.
Depois de passar o segundo arco da ponte, haverá uma “bifurcação”. Pegue a saída à esquerda, que dá para uma escada e desça. Ao chegar na rua, vire à esquerda e siga direto na Washington St.
Quando estiver a mais ou menos uma quadra do Brooklyn Bridge Park, no rio, você terá uma vista linda da Manhattan Bridge. Repare que é possível ver o Empire State Building encaixadinho em uma das fendas da ponte.
Não é por acaso que a Washington St. é uma das ruas mais fotografadas de Nova York, com presença constante de fotógrafos profissionais, que dividem o espaço com os turistas, todos em busca do clique perfeito.
O Brooklyn Bridge Park está bem embaixo dessa ponte. Siga para a esquerda, onde você será impactado pelo skyline de Manhattan do outro lado do rio, uma “prainha” cheia de pedras onde as pessoas ficam sentadas vendo a paisagem e o por do sol, e um novo centro comercial do lado esquerdo.
Além de lojas (como a enorme West Elm, de itens para a casa) e cafés, ali fica um dos dois endereços da Brooklyn Historical Society, um museu que conta a história do bairro.
Ali nesse mesmo prédio fica o restaurante Cecconi’s, que além de lindo e ter um ambiente muito agradável, também permite que você curta um pouco mais a região sentado em uma das mesas externas.
→ Cecconi’s | 55 Water St | Site
Seguindo pelo parque, você passará pelo Jane’s Carousel, um lindo carrossel cercado por uma caixa de vidro, uma raridade. Para quem gosta de história, vale contar que ele data de 1922, tem 48 cavalos esculpidos em madeira e ficava em um parque em Ohio. Depois de comprado e restaurado e ganhou lugar de destaque na paisagem do parque em 2011.
Um pouco mais à frente, à esquerda, você verá outro prédio de tijolinhos que também abriu as portas há pouco tempo, depois de uma quarentena sendo restaurado: o St. Ann’s Warehouse. O prédio original, do século XIX, era um armazém de tabaco e hoje é um teatro charmosíssimo.
Continue andando e num determinado ponto não dará mais para passar. Contorne pela rua e volte para a calçada do parque. Ali você encontrará o estrelado The River Café, um restaurante icônico e elegante que conjuga vista estonteante, boa comida e, claro, preços salgadinhos.
→ The River Café | 1 Water Street | Site
Se o orçamento for mais modesto, há uma unidade do Luke’s Lobster, um lobster roll, o famoso sanduíche de lagosta. Adiante, haverá uma casinha de madeira, a Brooklyn Ice Cream Factory, uma das mais tradicionais sorveterias de NY. Vale parar para provar.
→ Luke’s Lobster | 11 Water Street | Site
→ Brooklyn Ice Cream Factory | 97 Commercial Street | Site
Depois de observar a paisagem desse ponto, continue andando pela calçada do parque e vocês estará bem diante dos prédios do sul de Manhattan, como o One World Trade Center, o maior deles. Esse é um ótimo ponto para tirar fotos.
Para encerrar em grande estilo, suba ao rooftop bar do 1 Hotel, o Harriet’s. Ele oferece, sem dúvida, a melhor vista entre todos os bares da sua categoria.
De lá você verá uma paisagem de beleza impactante, com o verde do Brooklyn Bridge Park embaixo, o skyline de Manhattan à frente, a Brooklyn Bridge de uma lado e a Estátua da Liberdade do outro (pequeninha, ok, mas está valendo).
→Harriet’s | 60 Furman Street | Site
Para voltar para Manhattan, siga pela rua que fica bem em frente ao parque, a Old Fulton Street. A umas 5 quadras está a estação High St do metrô onde você pode pegar os metrô A ou C (linha azul) no sentido Manhattan.
Jane’s Carousel
- Endereço: 128 Pierrepont Street
- Horário:
- mai-set: 4ª-2ª: 11h-19h
- set-mai: 5ª-dom: 11h-18h
- Preço: 2 dólares
- Site oficial
St. Ann’s Warehouse
- Endereço: 45 Water Street
- Para calendário das peças e ingressos , clique aqui
- Site oficial
Leia mais:
- Um dia em Williamsburg
- Uma caminhada por Chelsea, High Line, Meatpacking e West Village
- Uma caminhada por Village, Soho, Nolita e Lower East Side
- 18 passeios de barco em Nova York
- Onde ficar em Nova York: hotéis nas melhores regiões
- 100 hotéis de Nova York comentados pelos leitores
Resolva sua viagem
- Passagens aéreas – promocionais no Skyscanner
- Hotel – encontre o seu no Booking
- Casa de temporada – veja as opções no Booking
- Seguro Viagem Bradesco – simule e contrate aqui
- Passagens de trem na Europa – compre no Trainline
- Aluguel de carro – pesquise na Rentcars em até 10x
- Passeios e atrações – escolha na Viator
49 comentários
Gostaria de saber se todas essas dicas maravilhosas são válidas no inverno pois irei com meu filho começo de janeiro
Olá, Marcia! Vai depender do vento no dia da travessia. No inverno é para os fortes 🙂
Olá, Bóia! Antes de mais nada, parabéns pelo trabalho! As dicas ajudam demais no planejamento…
Achei extraordinária a dica do aquataxi da IKEA. Tentando adequar ao anejamento da viagem, apareceram algumas duvidas:
1. Como eu gostaria de atravessar a Ponte do Brooklyn durante o período do pôr do sol, imaginei ser mais interessante fazer o trajeto inverso ao relatado: pegar o aquataxi no Pier 11 para a IKEA e seguir pelo Brooklyn High Promenade até a Ponte. Aí pergunto: você acha uma boa fazer assim? O shuttle que você pegou da prefeitura do Brooklyn para a IKEA está disponível também no sentido inverso? E onde fica exatamente a prefeitura do Brooklyn?
2. Você acha que dá pra fazer toda essa parte descrita no período da tarde, já tendo almoçado em Manhattan antes de pegar o aquataxi?
Muito obrigado pela ajuda!
Olá, Alexandre! O aquatáxi evidentemente traz passageiros de Manhattan para a Ikea.
A prefeitura do Brooklyn (Brooklyn Borough Hall) fica na esquina das ruas Montague e Clinton. Você pode usar o Google Maps quando estiver lá.
O Ricardo Freire só testou o roteiro no sentido relatado no post.
Para sair de ônibus da loja da Ikea para onde você quiser, use a ferramenta de busca da MTA ou mesmo o Google Maps, selecionando o iconezinho de transporte público.
https://tripplanner.mta.info/MyTrip/ui_web/customplanner/TripPlanner.aspx
Irei em abril. Queria muito ir ao Brooklyn Botanic Garden sábado (pra pegar a manhã grátis) e de lá ir ao smorgasburg e brooklyn flea que sábado são em Williamsburg. No maps ele sugere pegar o b248 mas leva mais de 50 minutos!!! Alguma sugestão mais rápida sem ser uber ou taxi? 😆
Olá, Izabella! O Brooklyn é imenso e as linhas de metrô se cinectam em poucos pontos.
Olá! Fiz ontem exatamente o passeio sugerido (sem tirar nem por). Amei!!!! Muito obrigada pela dica! Que delícia é a comida do Teresa’s… Pedi também os pierogis de carne, além dos de batata. Maravilhosos! De sobremesa, pedi blintzes, uma panqueca alemã recheada de um queijo branco derretido bem suave e mais o recheio escolhido (no meu caso, cherries, muito bom). Acho que poderiam ter caprichado um pouco mais na quantidade de cherries no recheio, mas ainda assim estava fantástico. As dicas do free shuttle para o Ikea e do water taxi de Volta para Manhattan também foram perfeitas. Valeu mesmo o passeio!
Excelente dica. Estive em NY este mês e segui a risca, inclusive o almoço no Teresa’s (o pierogi estava ótimo). Após o almoço assistimos um show gospel no Brooklyn Tabernacle e voltamos com o water taxi da Ikea.
Olá!
Neste trajeto é recomendado tentar conhecer a estação abandonada de City Hall? Seria melhor na ida ou na volta? Vale mesmo a pena?
Obrigada!
Olá, Ana Cristina! A gente não visitou, então não pode avaliar se vale a pena. Mas se você viu o passeio indicado em algum lugar em que você confia, vai firme e siga as instruções de quem foi 😀
Acho que pelo menos gostaria de assistir a um musical na Broadway.. Devo comprar antes de viajar? Indica algum site?
Mais uma vez.. Obrigada!
Olá, Mirela!
Leia:
https://www.viajenaviagem.com/2014/08/dicas-broaway
Oi, Boia!
Estarei em NYC de passagem no final de Abril com apenas 03 dias de folga..
Amo passeios ao ar livre e queria ver as atrações principais da cidade.
Gostaria da sua opinião! O que faria em tão pouco tempo?
Obrigada desde já!
PS: já me ajudou bastante quando fui a Espanha (Alhambra)
Olá, Mirela! 3 dias é muito pouco tempo em Nova York. Por isso, escolha os passeios que mais deseja fazer. Além da dica do post acima, veja:
https://www.viajenaviagem.com/destino/nova-york/
https://www.viajenaviagem.com/destino/nova-york/o-que-fazer-nova-york
Adorei as dicas, mas queria saber se você acha possível esse passeio em novembro, quando a temperatura está muito baixa? Obrigada!
Olá, Maria! Novembro é outono e a temperatura normalmente não está tão baixa. A previsão para os próximos dias vai de desde máxima de 20 graus até mínima abaixo de zero (à noite). Se o frio é um fator que pode te atrapalhar, pesquise a previsão do tempo e planeje o passeio num dia de temperaturas mais agradáveis.
Para consultar o tempo, use o World Weather Online: https://www.worldweatheronline.com/New-York-weather/New-York/US.aspx?day=20
Essa é uma dica mão-de-vaca, na IKEA, o transfer é gratuito entre o Pier 11 e a loja nos fins de semana, durante a semana são 5 USD reembolsáveis caso você faça compras na loja. E não para aí, o almoço também pode ser reembolsado, independente do valor da conta, caso você compre mais de USD 100. No meu caso, almoçamos eu, minha esposa e meu filho, comida boa e a conta deu USD 32, compramos USD 130, descontando o almoço, paguei USD98. 🙂