Miniguia de praias | Sergipe
Sergipe pode não ter o litoral recortado nem o mar azulzinho de outros estados nordestinos — mas em compensação oferece a maior diversidade de passeios que você vai encontrar perto da praia no Nordeste.
Estratégias & roteiros
- O estado é compacto. Vale a pena alugar um carro para fazer os passeios por conta própria. Com base em Aracaju você pode visitar o litoral norte (Barra dos Coqueiros, Pirambu, o pantanal de Pacajuba), o litoral sul (Praia do Saco), as cidades históricas de Laranjeiras e São Cristóvão e o Parque dos Falcões — um cardápio para pelo menos quatro dias inteiros.
- A cereja do bolo sergipano, o passeio pelo cânion alagado do Xingó, no rio São Francisco, pode ser feito num bate-volta bastante cansativo desde Aracaju (neste caso, melhor fazer em passeio organizado do que por conta própria). Mas você vai aproveitar muito mais se programar um ou dois pernoites por lá, seja em Canindé de São Francisco (lago sergipano), seja em Piranhas (lado alagoano).
- As épocas mais animadas em Aracaju são durante o Pré-Caju (em 2015: de 23 a 25 de janeiro) e o São João (o mais confortável do Brasil para o turista, devido à grande superioridade de Aracaju em comparação a Campina Grande e Caruaru nos quesitos hospedagem, gastronomia e passeios).
Role a página para ler mais sobre Aracaju (com dicas para o Xingó), Barra dos Coqueiros e Praia do Saco.
Aracaju
Barra dos Coqueiros
Praia do Saco
- É a sua praia: se você procura uma praia calminha e de mar azul em Sergipe
- Não é a sua praia: se você precisa de um hotelão ou resortão
Vai por mim: Praia do Saco
Normalmente, rios caudalosos que deságuam no mar são tidos como vilões que turvam as águas das praias próximas. Com o Rio Real acontece o oposto: graças a suas águas azuizinhas, a Praia do Saco tem o mar mais bonito – e calmo – de Sergipe. Da orla do vilarejo, ocupada por casas de bacanas, avista-se a Ilha da Sogra, um banco de areia que é parada de passeios de barco. Tudo isso já é lindo, mas é só um trailer: a praia realmente estonteante é a Ponta do Saco, um pouco mais ao sul, que fica exatamente na esquina do rio com o mar e mistura as duas paisagens: com os pés na areia branquinha, vê-se o mangue na outra margem. A mais famosa (e menos bonita, na minha opinião) Mangue Seco está do outro lado do rio, já na Bahia; a mesma escuna que leva à ilha da Sogra normalmente vai até a terra de Tieta também. Na praia da vila, experimente o catado de aratu do restaurante da Josefina.
Onde ficar: Praia do Saco
A pousada bem em frente à praia da vila é a Florais do Atlântico. Um pouco mais ao norte, na Praia das Dunas (o nome diz tudo), a melhor pousada é a Pousada Praia das Dunas.
Como chegar: Praia do Saco
A Praia do Saco está 65 km ao sul de Aracaju. Basta sair pela Rodovia José Sarney e pegar a ponte Joel Silveira, que atravessa o rio Vaza-Barris. No caminho você vai passar pela entrada a outras praias do litoral sul, como Abaís e Caueira, que têm mais estrutura para receber visitantes de um dia.
Leia mais:
- Sergipe: São João, São Pedro e São Francisco
- Cânion do Xingó com base em Alagoas: a viagem da Carla Z.
- Miniguia de praias: Salvador e litoral norte baiano
- Miniguia de praias: Morro de São Paulo, Boipeba, Barra Grande, Itacaré e região
- Miniguia de praias: Arraial d’Ajuda, Trancoso, Caraíva, Corumbau e região
- Praiômetro: chuvas em 42 destinos do Brasil e do Caribe
79 comentários
Olá Boia. Acho que a parte da descrição das praias de Aracaju está com link quebrado, pois nada aparece.