Ushuaia

Ushuaia no inverno: como chegar e como se esquentar

A gente sempre ressalta aqui no Viaje na Viagem que alta temporada na Terra do Fogo é o verão. Entre dezembro e março, a temperatura na ponta sul do continente está (quase) agradável e há mais passeios disponíveis.

O inverno em Ushuaia, a capital turística da Terra do Fogo argentina, é para quem procura se divertir em uma estância de esqui. Mas mesmo para quem não esquia, pode valer a pena encarar o frio do meio do ano.

Ushuaia Argentina
Terra do Fogo Ushuaia Argentina

A convite da secretaria de turismo de Ushuaia, passei praticamente uma semana na cidade visitando os diversos centros de inverno, a estação de esqui Cerro Castor e conhecendo um pouco mais da rotina de quem mora no fim do mundo e está acostumado a enfrentar os rigorosos invernos da região.

Lá constatei que é, sim, factível visitar Ushuaia no inverno, desde que você vá agasalhado da maneira correta. Aquela frase que a sua tia sempre dizia, “leva um casaquinho porque vai fazer frio”, nunca fez tanto sentido. E não é que foi bem divertido?

Neste post vou falar de como se manter quentinho durante sua estada no fim do mundo.

Chegando a Ushuaia

Ushuaia Argentina

Em vôos regulares, uma conexão em Buenos Aires é praticamente inevitável; você pode voar com a LATAM ou com a Aerolíneas Argentinas. Apesar das constantes afirmações oficiais de que a empresa está se reestruturando, voar com a Aerolineas ainda requer uma dose extra de paciência.

Fica a dica para quem pretende viajar com essa cia.: confirme todos os seus voos na véspera, pois a troca de horários e aeroportos ainda é muito frequente; leve seu próprio entretenimento de bordo e um lanchinho, just in case.

Se precisar trocar de aeroporto, fique alerta para o trânsfer oferecido pela cia. e, caso perceba que pode perder a conexão, pegue um táxi e pegue a nota para pedir reembolso.

A boa notícia é que em julho a Aerolíneas tem vôo charter que sai de São Paulo e vai direto para Ushuaia.

Ushuaia Argentina

Onde ficar: o centro tem suas vantagens

Eu fiquei hospedada no Hotel los Naranjos, um hotel bem localizado, no burburinho da cidade e com uma bela vista para o Canal Beagle. O hotel é simples e confortável, mas não chega a ser “boutique”, como apregoa no site. A conexão wifi era um pouco lenta, e o café da manhã era um continental básico.

Hotel los Naranjos Ushuaia

Quando o Riq passou pela cidade, ele ficou no Alto Andino e também gostou do hotel e da localização. Ficar no centro é uma boa pedida para quem pretende caminhar à noite, aproveitar as lojas da cidade ou simplesmente apreciar o pôr do sol na direção do Canal Beagle.

Se a dúvida aparecer na hora de reservar seu hotel em Ushuaia, você pode consultar o post abaixo com outros relatos de hotéis em Ushuaia resenhados pelos leitores:

Roupas de frio: comprar ou alugar

Ushuaia Argentina

Ushuaia é conhecida também por ser zona franca; a calle San Martín é a principal rua da cidade e concentra diversas lojas que vendem roupas e acessórios para o frio como The North Face, Columbia, Rip Curl e Patagonia.

Se você pretende comprar uma boa peça para o frio, opte pelas marcas mais conhecidas de artigos para neve e confira a capacidade térmica ou de “cortar o vento” daquela determinada roupa. Isso pode fazer toda a diferença entre virar um pingüim e congelar, ou curtir a sua temporada na neve numa boa.

Pode parecer óbvio, mas esses detalhes são tudo. Para as meninas, cuidado com os sapatos que vão na mala, pois quando a neve começa a derreter e fica aquele misto de gelo com barro, o sapato que costumamos usar no Brasil escorrega e turo poder virar uma cena de holiday on ice e sambando no gelo by videocacetadas do Faustão.

Se você não pretender comprar nenhuma peça para esse tipo de frio, o aluguel também é uma opção viável. A loja que tem as melhores referências é a Jumping. Se você tem alguma outra loja para recomendar, por favor, a caixa de comentários é toda sua 😉

Programas quentes

Dançando no gelo em Ushuaia

Queria mandar um beijo pro meu pai, pra minha mãe e um especialmente para a Jandira e para o Wener, um simpático casal de brasileiros que estavam em Ushuaia e que costumam ir para a cidade aproveitar a temporada de neve.

Eles me deram várias dicas de programas bacanas, mas por conta da programação apertada não sobrou nenhuma brecha na agenda para conferir todos os passeios disponíveis e as dicas de restaurantes disponíveis na cidade.

Uma das dicas do casal foi uma casa de chá chamada La Cabaña, que pelo site parece ser uma gracinha. Vocês já foram? É um lugar bacana para incluir no roteiro? Fiquei bem curiosa para visitar esse lugar.

Parte da cultura local, uma vez em Ushuaia não deixe de provar a santola (um tipo de caranguejo), as trutas, os cordeiros e frutos do mar. Provei o cordeiro do Kuar Restro Bar e me pareceu muito saboroso.

Para tomar um café ou mesmo aquele chocolate quente depois de muitas atividades no frio, o Armazém Ramos Generales pode ser interessante. Seu prédio antigo com suas peças de decoração, que parecem ter acabado de sair de um antiquário, transformam o seu simples café numa viagem no tempo. O tango que chora lamentos e dores de amor completa o cenário.

Confesso que voltei sentindo falta de conhecer um restaurante mais tradicional, frequentado pelos moradores. Sabe aquela dica bacana que quase ninguém conta? Você, viajandão que conhece a região, tem uma indicação assim para dividir conosco? Prometo meu amor de Bóia.

A neve chega em Ushuaia antes de pintar Bariloche de branco. A diversão é garantida para a família toda, e isso não é uma chamada para um filme da sessão da tarde.

Leia também os relatos do Riq durante a sua passagem pela região no verão:

Você também encontra outros relatos sobre a cidade e os passeios na região nos meses menos gelados do ano nos blogs dos viajandões:

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    Leia mais:

    132 comentários

    ahh esqueci. O Cerro Castor também oferece transfer para a Cidade e o Resort todos os dias e tem transfer do aeroporto. O transfer está incluido na diaria.
    Para quem não sabe esquiar, no primeiro nivel do teleferico tem ajudantes para subir e descer do teleferico (acredite, faz toda a diferença).

    Caros, já fui a Ushuaia com a minha família (a dois anos, e estou a caminho de lá novamente na semana que vem), alias é um excelente lugar para ir com crianças. O Cerro Castor tem bastante estrutura. O melhor local para se hospedar é o Castor Sky Lodge no Cerro Castor. Ao pé da montanha. É um resort excelente, com cabanas grandes, totalmente equipadas com lareira e cozinha (cozinha completa). A diaria inclui meia-pensao. Os hospedes tem acesso livre a pista de sky e nao formam fila. Em fim, excelente. Adoramos e estamos voltando.
    Tem estrutura para criancas, escolinha.
    Fica a dica

    Para quien viaja con bajo presupuesto tengan en cuenta que hay opciones de alquiler de departamentos a precios mas accesibles que los hoteles, ciertamente no son tan confortables pero permiten no estar siempre atados a cenar en restaurantes y manejar los horarios con libertad. recomiendo un paseo con trineo tirado por perros de la mano del “gato” Curutchet. Se tiver dúvidas escreva para mim , em portugês se quiser. Boa viagem

      HOla, voy a Ushuaia el agosto. dáme opciones de alquiler de departamentos a precios mejores,,,,,, por favor. Gracias!

    Fomos 2x à Ushuaia, com o objetivo de esquiar e passear.
    1) Como estação de esqui, nos pareceu uma ótima relação custo/benefício: longa temporada (neve em setembro, inclusive), não é tão cheia quanto Bariloche e Chapelco, custo dos passes e locação de equipamentos não eram tão caros.
    2) Como passeio, sem dúvida, Ushuaia é um lugar único para se visitar. Destaco o passeio de catamarã pelo canal de Beagle em um dia de sol, que foi muito bonito (vai até o farol), e o passeio ao parque junto com o trem do fim do mundo (fomos em um dia com grande nevasca – visual muito bonito, simplesmente surreal). Outro passeio básico para se apreciar a vista da cidade é o cerro próximo ao centro (se vai de van, por um baixo preço). Fizemos tb. um passeio com remis até os lagos (na 2a viagem que fizemos – não é imperdível, mas valeu a pena) e basicamente as idas ao Cerro Castor.

    Ficamos nos seguintes hotéis:
    – Lennox Hotel: localização central, ambiente agradável, quartos novos porém pequenos, não tem piscina (para mim, uma limitação importante). Fácil acesso às lojas, cafeterias e restaurantes.
    – Los Cauquenes: um pouco afastado do centro porém o visual à beira do canal de Beagle é bem legal. Em 2009, o bom funcionamento ainda não era o forte do hotel (tivemos problemas com falta de água quente e outras falhas na organização do hotel), mas a infra com piscina e academia compensaram para relaxar no final do dia, após esquiar.
    Em ambos, fizemos pacotes reservando diretamente no hotel, e valia a pena. Nos Cauquenes, incluímos tb o transfer ao Cerro Castor. Quem ficar no Centro, dá para contratar transfer ou então pegar transporte com van (pagando passagem a cada viagem, bem em conta).
    Tentarei resgatar informações em relação aos restaurantes na cidade, que eram poucos, mas alguns dignos de nota.
    Andrew

    Cerro Castor a principal estação de esqui está localizada a 26km da cidade de Ushuaia e para os esquiadores experts, tem oferecido excelentes pistas, alta qualidade de neve e equipamentos de alta tecnologia.

    Natalie,

    Agradecemos seu carinho, na verdade você é que é uma simpatia.
    Há muito tempo acompanhamos o trabalho do Ricardo Freire, somos “fãs de carteirinha” do Viaje na Viagem.
    Este ano foi a nossa terceira trip em Ushuaia, sempre no inverno. Por razões simples, além das belezas naturais da cidade (mar e montanha), lá nunca falta neve, essencial para prática de esportes invernais.
    Uma dica de restaurante frequentado por pessoas da cidade que sempre batemos cartão é a Casa de Los Mariscos – San Martin,232.

    Um beijo.

    Wener e Jandira

    Como curiosidade, ser vendida como uma cidade no fim do mundo, Ushuaia vale. Mas, de resto, é bem precária. Não fui em busca de compras (nunca vou), então não posso opinar sobre isso – tenho roupas de frio então não preciso procurar nada para alugar/comprar. Os restaurantes são quase todos estilo self-service. Meio o quilão de todo dia em São Paulo. Almocei muito bem no hotel Las Hayas (lugar lindo, comida excelente e hospedagem fora do meu alcance). Os passeios são caríssimos também. Enfim, de novo, vale como curiosidade.

    Acho que vale à pena (ou valia, em 2010) fazer umas comprinhas na loja Timberland de Ushuaia. Usei um par de botas alugadas na Jumping em toda a minha estada, mas no último dia acabei comprando um na Timberland por menos da metade do preço no Brasil, e usei bastante em El Calafate.

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito