Onde comer em Curaçao

Guia de Curaçao

Onde comer em Curaçao

A cena gastronômica em Curaçao é cosmopolita e independente — você não encontrará aqui as redes de restaurantes presentes em outras ilhas do Caribe.

A grande novidade dos últimos anos é o surgimento de um pólo gastronômico em Pietermai, charmoso bairro colado ao centrinho de Punda. Veja abaixo nossas sugestões de onde comer em Curaçao.

Janta-se cedo em Curaçao. Os moradores são adeptos das happy hours (logo depois da saída do trabalho, às 17h30, 18h) e muitas vezes já emendam no jantar. Se você chegar depois das 22h num restaurante, provavelmente a cozinha já não aceitará mais pedidos. Nos bons restaurantes, vale a pena reservar.

Onde comer em Curaçao: almoço

As praias de Cas Abou e Portomari têm restaurantes sem pretensões. Já nas praias do Seaquarium (Mambo Beach, Cabana) e de Jean Thiel (Zest, Zanzibar) o ambiente e o cardápio são mais transadinhos.

Estando no centro, recomendo a aventura gastro-antropológica de almoçar no velho mercado, o Marsche Bieuw, uma praça de alimentação com seis restaurantes rústicos, que servem comida baratíssima ao gosto dos curacenhos (se eu fosse você, procurava o indonésio). Você pode dar uma olhada nas panelas e travessas antes de pedir; as mesas são coletivas. Funciona de 2ª a 6ª na hora do almoço. Se não tiver coragem, basta andar pelas ruelas de Punda que você acha pizzarias e cantinas.

Onde comer em Curaçao: jantar

A grande pedida é dar uma chegadinha em Pietermai, o bairro que está acontecendo em Punda. O restaurante que começou a dar a cara nova à área é o Mundo Bizarro, de decoração kitsch e menu viajado (Niewstraat 12, tel. 5999/461-6767; abre todos os dias).

Ainda no pedaço, fazem sucesso o Kome (Johan van Walbeeckplein 6, tel. 5999/465-0413; abre de 3ª a sábado das 18h às 22h), o Ginger (Schoonesteeg 1, tel. 5999/512-5777; abre diariamente a partir das 17h) e o pequenino bar Miles Jazz Café (Nieuwestraat 42, tel. 5999/520-1358).

Um pouco mais adiante, já perto do hotel Avila, o Fishalicious serve bons peixes e frutos do mar (Lootstrat 1, tel. 5999/461-8844; abre de 2ª a sábado das 18h às 22h).

Mais para dentro, instalado num deck sobre o canal Waigaat, fica um restaurante interessante, freqüentado pelos nativos: o Pampus, de cozinha franco-caribenha, com música ao vivo às sextas e sábados à noite (Waaigat, tel. 5999/465-5071; abre de segunda a sábado das 16h à meia-noite).

Se você está hospedado no centro de Willemstad, pode sair para jantar a pé. O Forte Rif, ao lado do hotel Renaissance, é o foco da muvuca em Otrabanda. (Se você vier de carro, tem estacionamento gratuito no prédio-garagem do hotel.)

O mais refinado (e caro) da turma é o Bistro Le Clochard (tel. 5999/462-5667; aberto diariamente para almoço e jantar); mas há vários restaurantes mais informais, incluindo um sports bar movimentado, o Sopranos.

Ainda em Otrobranda, instalado no segundo andar de um casarão histórico, o De Gouverneur é dono do cenário mais encantador de Willemstad — sobretudo se você conseguir uma mesa na varanda, com vista para o canal e o skyline colonial de Punda (De Rouvilleweg 9, tel. 5999/462-5999; abre todos os dias até as 22h30). 

Do outro lado do canal, Punda também tem o seu equivalente ao Forte Rif, o Waterfort, com vários restaurantes à beira do mar aberto. A vibe é mais turística do que gastronômica.

Fora do centro histórico e das praias, num bairro onde a classe média alta da ilha mora, trabalha e se diverte, está o shopping Zuikertuin, construído em torno de um casarão histórico. O shopping tem um restaurante cool, O Mundo, (tel. 5999/738-8477; fecha domingo).

Oferece ainda uma opção mais informal: o Grand Café de Heeren, que funciona num casarão histórico e tem happy hours concorridos (tel. 5999/736-0491; fecha domingo).

E se pintar aquela saudade de uma boa carne, vá até Jan Thiel, onde funciona a boa churrascaria o Tinto (tel. 5999/747-0633; abre de 3ª a sábado à noite).

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    Balada

    A noite da ilha é animada às sextas e sábados, quando os moradores caem na night — mas eventualmente há festas no meio da semana também.

    Um dos focos de balada é a praia do Seaquarium, onde os clubes de praia se revezam em festas pé na areia. Consulte a agenda do Mambo Beach e do Cabana.

    10 comentários

    Quanto devo esperar gastar com comida em Curacao?

      Olá, Anazilda! Mais que no Brasil, consumindo o mesmo tipo de comida e bebida, em restaurantes do mesmo padrão. Padrão de consumo de comida e bebida varia de pessoa para pessoa e é impossível de prever. Na vida real a gente ajusta o que vai consumir de acordo com a disponibilidade do orçamento.

    Vou fazer uma parada de 05 horas em Curaçao, na hora do almoço, antes de seguir viagem para Bonaire. Alguma recomendação para almoçar mais próximo ao aeroporto?

      Olá, Fernando! Com trânsito fluido, o aeroporto fica a 20 minutos do centrinho de Willemstad. Mas sempre há um risco de dar algum chabu na volta.

    Como é o esquema de gorjeta em Curaçao?

      Olá, Izabella! Verifique se a taxa de serviço (de 10 a 12%) foi adicionada na conta do seu restaurante. Se tiver sido, não precisa deixar gorjeta. Se não houver taxa de serviço incluída, deixe de 10 a 15%.

    Indico também o restaurante “FortNassau” que fica em cima de uma colina onde dá pra ver a cidade toda. site do restaurante é fortnassau.com . Comida muito boa e linda vista.

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito