Guia da Suíça
Como chegar ao Matterhorn de trem
Em Zermatt está o Matterhorn, a montanha que estamos acostumados a ver estampando de caixas de lápis de cor Caran d’Ache e embalagens de Toblerone.
Junto com Interlaken, Zermatt está estruturada para receber com dignidade o turismo de massa. Nenhuma das duas tem pretensões aristocráticas, feito St. Moritz, Davos ou Gstaad.
Além da capacidade hoteleira e das condições perfeitas para esqui, trekking e alpinismo, as duas capitais alpinas têm como trunfo montanhas de cartão-postal. Em Interlaken ficam os montes Eiger, Mönsch e Jungfrau, este servido pela ferrovia mais alta da planeta, a Jungfraubahn.
É provável que você tenha que escolher entre um e outro para o seu périplo — mais tarde faço um post comparativo. Mas caso você faça questão de ir ao Pão de Açúcar e ao Corcovado suíços na mesma viagem, então me siga.
A viagem entre Interlaken e Zermatt é um típico percurso pela região alpina da Suíça: lento e com baldeações, porém oferecendo belíssimas paisagens mesmo nos trechos (ou nos trens) que não são marketeados como panorâmicos.
Viaje tranquilo no exterior com o Seguro Viagem Bradesco.
Saímos de Interlaken Ost no trem das 14h para Berna; demos um oi novamente para o lago de Thun e descemos aos 21 do primeiro tempo, em Spiez. Ali esperamos quinze minutinhos e reembarcamos no trem que ia para Brig. Mais 26 minutos e descemos em Visp (em francês, Viège). Na estação já dava para ver cumes nevados muito próximos.
Visp/Viège é o hub para todo mundo que queira subir a Zermatt. O último trecho é feito em trens que, apesar de servirem como transporte regular (afinal, mora gente em Zermatt e no caminho), já têm design panorâmico, mesmo na segunda classe.
Compre sua passagem de trem na Europa – em português
O trem vai subindinho devagar — e você pode acompanhar o deslocamento pelo mapa impresso na sua mesinha (vários trechos panorâmicos vão oferecer a mesma comodidade). A viagem até Zermatt leva 1h05.
Faltando 25 minutos você já consegue ver as montanhas do seu lado direito.
A penúltima estação, Täsch, é conectada a um gigantesco estacionamento: Zermatt é uma cidade onde carros particulares não circulam.
E então, duas horas e catorze minutos depois de deixar o pé do Jungfrau, já podíamos avistar o Matterhorn.
No dia seguinte a gente subiria até os melhores camarotes. Güentaí.
Ricardo Freire viajou à Suíça a convite do Swiss Travel System.
Leia mais::
Suíça alemã: Zurique x Lucerna x Berna
Suíça francesa: Montreux x Lausanne x Genebra
Estações alpinas: Interlaken x Zermatt x St. Moritz
Trens panorâmicos: como é o Glacier Express
Trens panorâmicos: como é o Bernina Express
Trens panorâmicos: como é a Golden Pass Line
Trens panorâmicos: como é a Jungfraubahn
Trens panorâmicos: como é o Wilhelm Tell Express
Resolva sua viagem
- Passagens aéreas – melhores preços no Skyscanner
- Hotel – encontre o seu no Booking
- Casa de temporada – veja as opções no Booking
- Seguro Viagem Bradesco – simule e contrate aqui
- Passagens de trem – compre com a Trainline
- Aluguel de carro – pesquise na Rentcars em até 10x
- Trânsfers e passeios – escolha com a Viator
107 comentários
Ainda tem dúvidas? Clique e leia:
Suíça: 30 roteiros prontos
Estou montando meu roteiro seguindo as suas dicas, mas agora estou com uma dúvida:
Tenho do dia 21 ao dia 24 de julho para aproveitar Suíça.
Sairei de Brescia dia 21 rumo a Lugano, onde será minha base, pensei em ir dia 22 para Interlaken e voltar para Lugano e no dia seguinte ir para Locarno e voltar para Lugano…isso é possível? É viável com um bebê de 1 ano e 4 meses? O que vc me indica?
Olá, Camila! Vá a Zermatt, fique dois dias, faça todos os passeios disponíveis, volte a Lugano.
Ou fique em Lugano e faça o Centovalli Express, concentrando-se na Suíça italiana.
Consulte o seu pediatra se o seu bebê deve ser exposto ao frio alpino e quais precauções você deve tomar. Não peça esses conselhos na internet.
INTERLAKEN – SPIEZ DE BARCO
Olá, estou querendo ir de Interlaken para Bordeux, via Spiez de barco (conhecendo o Castle Spiez), usando o fast baggage. Portanto, teria o dia inteiro para fazer o passeio.
No entanto, não sei quais são os horários de saida de Interlaken para Spiez, nem quanto tempo demora a viagem, nem onde fica o pier para pegar o barco. Nao sei também qual barco devo pegar!!!
Em Spiez, precisaria saber quanto tempo demora a viagem de barco e quanto tempo devo reservar para ficar em Spiez para poder reservar o Golden Pass Classic de Zweisimmen a Montreux.
Os horários de barco que achei não dá para entender, pois o pdf está escrito em alemão. Segue o site: https://bls.ch/d/schifffahrt/fahrplan-thun-sommer-14.pdf
Pelo o que entendi, o primeiro barco sairia de interlaken só as 11:00. Achei estranho! Alguém poderia me ajudar?
Obrigado.
Olá, Thiago! O horário é esse mesmo (para o verão). O barco não é o principal meio de transporte entre Interlaken e Spiez; é um passeio de barco, que eventualmente pode ser usado por passageiros que disponham de tempo. Você pode ir também de trem, há pelo menos uma saída por hora.
O barco sai de Interlaken West. De trem, você pode sair também de Interlaken Ost.
Muito obrigado, Bóia. Parabéns pelo trabalho. As informações têm sido muito úteis. Na verdade, valiosíssimas.
Abraço e até uma outra dúvida qualquer….
Marcelo.
Olá, Ricardo.
Bom dia!
Eu e minha Filha estaremos em Zermatt no início de janeiro de 2014. Ficaremos seis dias inteiros. Poderia sugerir-me um bate e volta interessante que poderíamos fazer?
Suas informações são valiosíssimas. Têm nos ajudado muito. Parabéns e obrigado.
Abraço.
Marcelo
Olá, Marcelo! Leia sobre Zermatt aqui:
https://www.viajenaviagem.com/2012/02/suica-interlaken-x-zermatt-x-st-moritz/
Ricardo, boa noite! Estou fechando minha viagem a Suíça e gostaria de sua opinião no roteiro abaixo: 1/2 dia em Zurique com city tour – a noite ida para lucerna ;
02 dias em lucerna- sendo 01 para ir a Berna
O3 dias em Interlaken- sendo 01 dia para fazer passeio ao topo da Europa e outras cidades-
O1 Zermatt para ir de glacier express para St moritz
O 2 noites em st moritz
A programação de passeios o que vc indica?
Obrigada pela ajuda!
Olá, andrea! Quem responde é A Bóia. Você não disse em que mês está indo. Sinto que você está preocupada em fazer todas as estações de esqui mais famosas. Não é necessário. Sua viagem ficaria mais diversa com uma estação a menos e uma língua a mais (uma estada em Montreux ou em Lugano).