Chegando em Los Roques: no teco-teco
De Caracas a Los Roques você leva entre 30 e 45 minutos, de acordo com o tamanho do seu teco-teco. A Aerotuy tem o maior avião da rota. Eu viajei num aviãozinho de 14 lugares da Chapi Air. É fácil encontrar o balcão: é o único do terminal doméstico que… não tem logotipo!!!
Atenção para o limite de peso: tudo o que exceder 10 kg (incluindo bagagagem de mão!) paga 4 bolívares de excesso por quilo. Mais bolívares que você precisa ter na mão.
Eu vim direto do hotel, de táxi; mas caso você desembarque no terminal internacional e tenha uma conexão no mesmo dia no terminal doméstico, não saia pelo saguão! Siga a placa “PASILLO”, que leva ao aeroporto doméstico por dentro do edifício. Se você sair vai ter que trocar de aeroporto por fora, pela rua, e ser alvo de todo tipo de assédio.
Antes de embarcar é preciso pagar a taxa de embarque, atualmente em 38 bolívares (pouco menos de 10 dólares na taxa oficial, pouco mais de 5 dólares no câmbio negro). Dólares não são aceitos.
Tá vendo a porta aberta na frente? Suba por ali para sentar atrás dos pilotos.
A viagem no teco-teco deste porte leva 45 minutos. Durante meia hora é só mar e mar, daquele azul-marinho que você já conhece, então não tem muita graça.
O co-piloto sabe disso e já traz o jornal de casa… (foto: Renato Carone)
Daí quando faltam 10 minutos para chegar (ali da nossa posição dava pra ver o GPS) aparece uma barreira de coral e daí tudo muda: você sobrevoa uma obra de arte abstrata. Ou um papel de presente líquido. Ou uma matriz de estampa de gravata. Lo que sea: é lindão.
Olha eu aí! (foto: Renato Carone)
Desembarcamos no aeroportico de Gran Roque. Tem que pagar a taxa, mas a fila é bem menor do que a de Noronha. Ah, sim: 152 bolívares, preços de junho de 2011. Não aceitam dólares.
A comissão de recepção ao arquipélago estava meio sonolenta.
Opa, acordou!
Eram dez e pouco da manhã. Antes do meio-dia eu estaria na Praia da Bóia. No próximo post.
O Viaje na Viagem foi a Los Roques com a Turnet.
Leia também:
Visite o VnV no Facebook – Viaje na Viagem
Siga o Ricardo Freire no Twitter – @riqfreire
103 comentários
Parabéns pela ótima descrição de sua viagem Ricardo.
Acabei de chegar de Los Roques, incrível ! Vale a pena… Usando milhas até Caracas a viagem fica muito economica. Não é muito fácil conseguir as reservas de Caracas – Los Roques, as pousadas são rústicas, muitas não tem nem telefone. Resolvi fazer tudo pela Avilatur, http://www.avilatur.com.br, recomendo !!!
tel.: 11 3958-3870
[email protected]
O estado de conservação do GPS deve se refeltir no resto do avião… Quando fui era um DC 3 da segunda guerra mundial, divertido para quem gosta da historia da aviação.
Amei! Também quero ir!
Uma palavra define: Uau! 😀
Riq, que carinha de: “Ói eu aqui otraveiz!”
Boa dica, Fabricio!Quando eu puder vou com certeza!!!!Nada como um lugar deste para tirar a nhaca de São Paulo!!!
Ja fui 2 vezes e com certeza recomendo e voltarei novamente em Los Roques. Na primeira vez fiquei em pousada e na segunda fiquei em um veleiro. Vale a pena a experiencia de ficar tanto em pousada quanto no barco. Recomendo a agencia avilatur.com.br (11 3958-3870) quem me atendeu nas duas vezes foi a Mariana, ela conhece muito e deu varias dicas.
Podexá que eu vou dar bronca na família pela recepção sonolenta… 😉
;)Adorei Marcie!
Manda ver na bronca! Como pode:o Comandante chega e nenhuma recepção digna?! 😀
Ai…vou ter que me contentar com as fotos! Nada de teco´teco pra mim!!! 🙁
Milena, a água de los Roques em abril estava morna!!!! Tanto que nossas cadeiras ficavam na água e nós nos sentávamos e ficávamos de “molho” o tempo todo!
Ricardo, as suas fotos parecem de minha autoria, quando cheguei a Los Roques tirei as mesmas Fotos! E também fomos de Chapi air! Foi maravilhoso! Ficamos na posada acuarela (escreve assim mesmo!). O Mimo, responsável pela posada, é fantástico!!!! A comida incomparável! Voltarei em breve!
Andréa então aconteceu alguma coisa na semana que fui….era um suplício toda vez que tinha que entrar na água de tão gelada que era. Eu achei estranho, até pq os comentários é que a agua dessa região é morna. Pense numa água tipo Rio de Janeiro ou Arraial do Cabo. Será que tem a ver coma época??? Tinha bastante brisa, embora tenha me queimado bastante, eu não sentia o sol tão quente… e a areia era fria sempre. Até as pessoas que estavam no meu grupo também acharam a água gelada. E olha que eles eram do Rio e estavam acistumados com a água de lá.
Acho que vou ter que retornar para tirar essa dúvida.rsrsrsrssr