Montreal: como aproveitar a cidade subterrânea

A gente caminhava pela rua Sainte-Cathérine, a “Rua Augusta” de Montreal, quando o temporal que estava ameaçando resolveu desabar. Era hora do almoço e resolvemos nos refugiar num dos muitos shoppings da parte oeste da rua (neste quesito, a Sainte-Cathérine se parece mais com a Orchard Road de Cingapura: é um shopping do lado do outro).

Montreal subterrânea

Seguimos a sinalização para a praça de alimentação e escolhemos um lugar para comer (é incrível: os fast foods são étnicos. Tem fast food thai, vietnamita, indiano, mexicano, libanês, chinês, japonês, québecois — mas fomos num fast food de salada, mesmo). Ao sairmos da praça, me dei conta: estávamos na cidade subterrânea de Montreal.

Como se sabe, Montreal tem a maior rede do planeta de passagens construídas sob a terra. São mais de 30 km de túneis e galerias que tornam a cidade mais habitável durante o inverno praticamente ártico do Canadá. Mas também são uma mão na roda nos outros… ahn… dois ou três meses do ano 😀

Prosseguimos pela galeria subterrânea e então vi que, ali na região da Sainte-Cathérine, aquilo nada mais era que a interligação entre os pisos subterrâneos dos vários shoppings. Pense em algo confuso! A travessia não se dá em linha reta, mas com os vaivéns típicos da arquitetura de shopping. Conseguimos atravessar uns três e escapulimos para superfície. Felizmente a chuva tinha terminado (e o sol estava brilhando).

Só no dia seguinte é que eu fui entender o funcionamento da Montreal subterrânea. Consultando um mapinha para me localizar na cidade, achei o acessório fundamental para caminhar debaixo da terra: o diagrama oficial da RÉSO, a rede de passagens subterrâneas de Montreal.

Montreal subterrânea

Funciona como um mapinha de metrô. Os quadradinhos (as “estações” da rede de galerias) correspondem a shopping centers, edifícios e estações (de metrô ou trem) cujos subterrâneos são usados como passagem.

Montreal subterrânea

Para não se perder, basta manter um olho no mapa e outro na sinalização aérea: sempre tem uma setinha indicando a direção do próximo quadradinho do diagrama.

Montreal subterrânea
Montreal subterrânea

Todo o percurso é feito em ambiente fechado, mas nem todas as galerias são subterrâneas. Da Gare Central à estação McGill do metrô, por exemplo, chega um momento em que você sobe por uma escada rolante e atravessa um complexo comercial pelo térreo, mesmo.

Para ter acesso à rede, basta entrar em qualquer porta com o sinal RÉSO.

Montreal subterrânea

Vale a pena dar uma descidinha para constatar a grandiosidade da obra ou para se proteger das intempéries. Mas não espere ver nada demais: é como andar por um shopping center que não acaba nunca.

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    Leia mais:

     

    31 comentários

    Ola gostaria de fazer uma viagem saindo dia 19/12 ate 17/01/2015 passando as festas de final de ano em Toronto CN tour no reviollom e gostaria de receber sugestões ,grata sil

      Olá Bóia e demais membros!

      Estaremos, eu e minha família (incluindo uma filha menor, de 12 anos) desembarcando em Montreal no dia 30/12/2023… Então, gostaria de dicas de onde passar a noite de réveillon em Montreal! Restaurantes ou locais que aceitem menores e que, de preferência, dê para ver a queima de fogos do Old Port! Também aceito sugestões de regiões para se hospedar… Ficaremos 4 dias na cidade… Grato!

      Olá, Hugo! Alguns anos atrás a gente poderia destacar essa pergunta no Perguntódromo, mas na configuração atual do site vai ser bastante difícil alguém achar sua pergunta aqui. Recomendo que você dê um google em inglês para obter conteúdo recente sobre o assunto. Se preciso use o Google Tradutor.

    Marceeeeela do céu! Você “abriu” os meus sonhos…rsrs…vi e senti cada um dos lugares que citou em seu comentário! Caso possa me passar as dicas do B & B nas cidades de seu roteiro, ficarei muito agradecida! Abraços e obrigada!

    Pessoal, muito obrigada pelas dicas!! já registrei tudo!!!! Agora tenho uma boa base pra decidir!!

    Bianca,

    Você vai se apaixonar pelo Canadá… o país é incrível, os canadenses são um dos povos mais bacanas que já conheci e as cidades são maravilhosas!
    Só conheço a costa Leste e acho que o roteiro que fiz foi perfeito: três dias em Toronto, dois entre Niagara Falls e Niagara on the Lake, quatro em Montreal (dá para fazer em três, ficamos um dia a mais porque fomos ver a corrida de F1) um ou dois em ottawa e dois em quebec.

    – Em NF, um dia é suficiente. Faça tudo de dia e durma lá, pois as cataratas de noite são lindas, ficam super iluminadas. Passeie à noite um pouco pela Clifton Hill, uma rua cheia de atrações turísticas meio estranhas para brasileiros, mas com hard rock, planet hollywood e uma roda gigante. Pegue na internet antes de ir vouchers para desconto das atrações e no dia seguinte, vá para NOTL. Procure antes na internet as vinícolas que você quer visitar e não deixe de fazer os tours e tomar um icewine, é muito bom! Eu recomendo a Innisklin wines, que adorei, mas dá para ver umas três em um dia e ainda passear pelo centrinho, que é uma graça. A volta para toronto leva uma hora, dá para voltar e dormir lá!
    – Em Toronto, também vale procurar os vouchers, às vezes você consegue desconto das atrações. O museu ROM é imperdível e a CN Tower também. Em frente dela tme uma atração que pouca gente conhece: dá para visitar a cervejaria Steam Whistle Brewery e fazer uma degustação. É cheio de jovens, tanto trabalhando ali como visitando, é bem bacana! vale a pena.
    E se você quiser comer algo diferente e barato, procure o restaurante PHO HUNG (tem um em frente ao ROM e outro na Spadina). A comida é vietnamita deliciosa e muito barata. Vive muito cheio de locais. Os sanduíches e frutos do mar no mercado St. Lawrence também são ótimos!
    – Em Montreal, a cidade inteira é uma delícia, é surpreendente. No começo da noite, passeie pela região do Plateau Mont Royal, é super animado e tem vários restaurantes e bares bacanas. Nós jantamos no Au Pied de Cochon, que vive cheio por ter sido recomendado pelo Anthony Bourdain no programa No Reservations. Se quiser ir lá, reserve antes, vale a pena para quem curte foie gras, carne de porco e frutos do mar bem feitos, num ambiente bem bacana. Não deixe de comer um sanduiche de carne no Schwarts, é uma instituição de montreal.
    – Em Ottawa, a visita interna do Parlamento é bem dispensável… a única coisa bonita é a biblioteca, então se quiser aproveitar a cidade, veja só por fora, que é lindo e vá para os barzinhos do centro, são lindos! E à noite, minha dica é o Sweetgrass Aboriginal bistro, que é frequentado por locais apenas e foi uma recomendação da dona do B& B que fiquei. Aliás, se quiser recomendação de B&B em montreal e ottawa, me escreve! Em Montreal fiquei num apartamento incrível, com serviço de café e tudo, pertinnho da St. Catherine.
    – Em Quebec, fique bem no centrinho, pois tudo dá para ir a pé. Visite a J.A Moisan Epicier, que dizem ser a primeira loja tipo delicatessen da América do norte e a loja de chocolates deliciosa em frente dela.
    E na hora de jantar, vá para fora dos limites da cidade antiga, para uma rua que tem vários restaurantes e bares, que além de serem muito melhores, são muito mais modernos. Perto d cidade, estão as quedas de montmorency e a basílica de santa ana, que são ambas muito bonitas.

    Ola Bianca

    Moro no Canada desde 2002 e conheco bem todas as cidades que vc citou. Minha sugestao e:
    toronto ( 3 dias)
    Acrescentaria Niagara Falls e Niagara-on-the-lake ( vinicolas)( 3 dias)
    montreal ( 3 dias),
    quebec ( 2 dias )
    mont tremblant ( 2 dias)
    ottawa ( 3 dias)
    vancouver ( 3 dias)
    Acrescentaria Victoria ( 3 dias)e Whistler ( 2 dias)e talvez Tofino ( praia, dependendo do clima)
    jasper ( 2 dias)e banff ( 5 dias – da pra fazer muitos bate-e-voltas tendo Banff como base)
    Certamente, a parte mais linda do Canada sao as Montanhas Rochosas / costa oeste.
    Qualquer duvida, e so perguntar

      Olá Renata, como vai?
      Me ajuda com uma dúvida?
      Estou pensando em passar 01 semana em Tremblant em fev/2012, para andar de snowboard, minha dúvida é como é a neve de Tremblant, li em algum lugar que neva bem pouco e que a neve na montanha não é fofa, que na verdade é bem dura (quase gelo!!!) Você já esteve lá no inverno? Pode me dizer como pegou a neve?
      Obrigado

    Pessoal,
    Pretendo fazer uam viagem de um mes em maio de 2012 para o Canadá e gostaria de sugestões sobre quantos dias ficar em cada local. Já li todos os posts do blog, comprei guias, mas nada me sugere. Essa vai pra quem já foi/morou: No período de 1 mes, quanto dias ficar em toronto, montreal, quebec, mont tremblant, ottawa, vancouver, jasper e banff? Algum sugestão a mais ou a menos a incluir neste roteiro?

    Ola pessoal…ouvi dizer que existem lugares em Montreal que funcionam a noite toda, estou indo pra la passar este final de semana (13 de maio de 2011). Vcs sabem algo sobre isso?
    Obrigadissima!
    Vanessa.

    Nossa
    Estou indo em julho e estava procurando dicas sobre o Canadá. Este post veio na hora certa!!

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito