Praga: o luxo zen do Mandarin Oriental
Quando passamos o Natal em Praga, no ano passado, apareceu a oportunidade de nos hospedarmos no Mandarin Oriental, um dos hotéis mais luxuosos da cidade. Na penúltima vez, em 2001, ficamos em outro hotel top: o Four Seasons, que tinha inaugurado havia pouco.
São dois estilos inteiramente distintos. Enquanto o Four Seasons é opulento, o Mandarin Oriental é intimista, sutil e delicado. O Four Seasons oferece vista para o rio e para o castelo — no Mandarin Oriental, a vista realmente espetacular é a do ocupante da suíte presidencial (na foto do alto do post). Em compensação, o Mandarin Oriental está no ponto mais desejável de Praga: Malá Strana, em meio a residências e embaixadas, e a oito minutos a pé da Ponte Carlos.
Foram necessários anos de restauração até a inauguração do hotel, em 2006. Hoje o Mandarin Oriental ocupa um conjunto de prédios que originalmente incluía um mosteiro dominicano do século 14, uma gráfica do século 19 e a ala de serviço da igreja de Santa Maria Madalena. Algumas partes estavam totalmente decrépitas. Arcos e abóbadas foram mantidos e restaurados. Arqueólogos participaram das obras, recuperando artefatos históricos, que hoje podem ser vistos num pequeno museu no hotel.
Uma ala contemporânea — mais baixa do que o prédio, para não destoar da paisagem de Malá Strana — foi construída aproveitando uma nesga do pátio interno. Foi nela que ficamos, num apartamento amplo e confortável, com vista para o pátio. Os apartamentos desta ala são padrão; nos prédios históricos, cada apartamento tem uma configuração diferente, aproveitando a arquitetura pré-existente.
O hotel impressiona pelo (pequeno) tamanho: são apenas 99 apartamentos, o que faz com que você se sinta num lugar ainda mais exclusivo — e elegante e sutil e tranqüilo. Duvido que mesmo na Ásia haja algum Mandarin Oriental mais zen do que este. É delicioso voltar do burburinho de Praga para a paz absoluta do hotel.
Dos detalhes, o que mais mais curti foram os sinais de não perturbar e arrumar o quarto. Dá uma olhada:
Jantamos na noite de 25 de dezembro no restaurante. Em vez do menu de Natal, escolhemos do cardápio fixo. Há duas seções: uma de cozinha tcheca revisitada e outra de pratos asiáticos. Pedimos do menu oriental. Da sopa de camarão thai ao tandoori indiano estava tudo uma delícia.
Não experimentei o spa, mas a localização não poderia ser mais propícia: as celas do mosteiro proporcionam um espaço perfeito para os tratamentos.
O hotel oferece um tour das instalações para os hóspedes (foi assim que eu visitei a suíte presidencial e o spa). Reserve com o concierge.
Adorei. Recomendo muito para quem esteja pensando em passar a lua de mel ou comemorar alguma grande data em Praga. As diárias começam em €315.
Leia também:
Todas de Praga no Viaje na Viagem
Visite o VnV no Facebook – Viaje na Viagem
Siga o Ricardo Freire no Twitter – @riqfreire
10 comentários
ola Boia to indo pra Berlim Praga e Budapeste dia 10 de junho, depois de amanha! mas claro que estou muito preocupado com as chuvas, melhor adiar essa viagem?
Olá, Paulo! Em Praga a situação está voltando ao normal. A Ponte Carlos reabre dia 9.
https://www.praguewelcome.cz/en/praguewelcome/news/542-flood-update.shtml
Em Budapeste estão se preparando para o pior:
https://www.telegraph.co.uk/news/worldnews/europe/hungary/10107995/Budapest-underwater-with-flooding-expected-to-reach-record-levels.html
Berlim não foi afetada pela enchente.
Use a palavra-chave “flood” ou “floods” com a cidade que quer pesquisar.
Se Budapeste está no fim da sua viagem, provavelmente dará tempo para a água subir e descer; continue monitorando.
Help, please: Tenho 8 dias/noite cheios para dividir entre Budapeste, Viena e Praga. Pergunta: Reservo um dia a mais para algum lugar ou fico igualmente em todos?
Olá, Katia! O ideal seriam 3 dias inteiros para Budapeste e Viena, e 4 para Praga. Leia: https://www.viajenaviagem.com/2010/07/europa-quantos-dias-em-cada-lugar/
Oi Riq, conhecendo o Four Seasons e o Mandarin, qual vc ficaria novamente hoje?
Olá, Rose! Aqui quem responde é A Bóia, assistente do Ricardo Freire. Fique no Mandarin se você gosta de um lugar mais zen e queira ficar no coração de Malá Strana. Fique no Four Seasons se você estiver em busca de um luxo mais ostentatório, numa região mais movimentada.
Olá,
Estive em Praga neste ano e aproveitei muitas dicas que encontrei aqui no site. Fiz um vídeo-resumo da maravilha que é Praga. Espero que gostem.
Um abraço!
Pat
https://www.youtube.com/watch?v=zDOdqYylgOI
É impressão minha ou os sinais de arrumar o quarto e não perturbe são iguais ao do Faena?
Lindo! Sou fãzíssima dos hotéis da rede; ainda quero mucho me hospedar nesse.
Aconchegante. E, pelo local em que se encontra, mais aconchegante ainda.