Costa do Sauípe: como aproveitar a estrutura do complexo
Este e mais três hotéis da Costa do Sauípe agora formam o Sauípe Resorts. Ainda não visitamos o hotel depois da mudança.
Quando foi inaugurado, perto do final de 2000, o complexo de resorts da Costa do Sauípe inventou um destino do nada. Como assim? A gente ainda estava tentando se entender com praias que sempre existiram mas que só então estavam sendo descobertas — Itacaré, Maraú, Carneiros –, quando veio alguém e resolveu pôr uma praia zero km no mapa.
O conceito era ousado e nunca foi imitado: um condomínio de cinco resorts e seis pousadas, pertencentes a quatro grupos diferentes (o jamaicano SuperClubs, o francês Sofitel/Accor e o americano Marriott/Renaissance nos resorts, e a Sauípe S.A. nas pousadas), compartilhando a mesma estrutura de lazer (golf, náutica, equitação, tênis, spa) e um centro de convivência, a Vila Nova da Praia.
Logo de saída o projeto apresentou duas qualidades inegáveis. A primeira: o paisagismo. Nunca antes na história deste país um resort tinha preservado tamanha faixa de vegetação junto à praia. Em vez de terraplenar e gramar tudo, como era o padrão, Sauípe manteve as dunas, lagoas e o manguezal entre os hotéis e a areia. Resultado: na inauguração o paisagismo já estava bonito.
A outra grande qualidade era a Vila Nova da Praia, uma shopping a céu aberto imaginado com a arquitetura de vilarejos nordestinos, com uma praça e umas ruelas laterais. Um achado.
O tempo passou, e a operação compartilhada do complexo por redes diferentes provou-se uma idéia pouco funcional. O único sucesso retumbante da primeira década de Sauípe foi o Breezes, operando em sistema all-inclusive e funcionando praticamente como um hotel à parte, desconectado do condomínio.
Nos dois últimos anos, a Sauípe S.A. acabou assumindo os resorts (o último a ser encampado será o Breezes, dia 1º de janeiro de 2011). E, antes das férias de julho de 2010, relançou a Costa do Sauípe, inteiramente reformulada.
Agora há três hotéis funcionando no sistema all-inclusive (Sauípe Class, antigo Marriott; Sauípe Fun, antigo Renaissance; e Sauípe Park, antigo Sofitel Conventions), um hotel mais sofisticado, com meia-pensão e bebidas à parte (Sauípe Premium, antigo Sofitel Suites) e quatro pousadas, apenas com café da manhã. Os hóspedes das pousadas podem comprar passes diários para usar as piscinas e aproveitar o all-inclusive dos hotéis. Os hóspedes dos all-inclusives podem usar as piscinas (e os bares) dos demais all-inclusives.
Nesta nova fase, a Costa do Sauípe está focada em oferecer um bom custo x benefício. Não espere buffets pantagruélicos: almoços e jantares são variados e bem-servidos, mas não exagerados. E as bebidas são de boas marcas.
O grande trunfo de Sauípe está na estrutura, que é mega.
A maior novidade da nova fase é o Kid’s Club, que funciona onde antes era a Pousada da Aldeia (a mais bonita e mais próxima do mar). A arquitetura de vilarejo faz o clubinho ter cara de escola do interior (o que vem a calhar, já que também há atividades educativas, como a aula de culinária). O horário de funcionamento é longo: das 8h às 22h. Ao lado, o que era o Restaurante da Dadá tornou-se um restaurante exclusivo para crianças. Mesmo as crianças hospedadas no Sauípe Premium (que não é all-inclusive) têm direito ao all-inclusive no Kid’s Club.
As outras atrações do complexo estão em outras áreas, longe dos hotéis. Um ônibus circular passa de 20 em 20 minutos e leva a todos os centros de lazer.
Dois desses centros valem como passeios: a náutica e a fazendinha.
A Sauípe Náutica funciona à beira da Lagoa da Vaca Tonta. Por ali há caiaques, escorregador, pedalinhos (incluídos) e tirolesa (paga à parte).
O Sauípe Country é o antigo centro eqüestre. Ver os cavalos no estábulo é de graça (mas fazer atividades de equitação custa à parte). Ao lado, a Fazendinha tem vacas, cabritos, coelhos, galinhas d’angola, patos; toda manhã as crianças podem ordenhar a vaquinha.
O campo de golf de 18 buracos — um item que normalmente só interessa a iniciados — em Sauípe ganha um interesse maior, porque uma aula coletiva consta do pacote all-inclusive. (Se você se animar, pode depois fazer um pacote de aulas.)
Pertinho da Vila Noda Praia, o conjunto de quadras do Sauípe Tênis inclui o estádio onde se realiza o Brasil Open. Dá para jogar na quadra em que Guga, Nadal e Ferrero já pisaram.
Mas o meu xodó em todo o complexo — sempre foi — é a Vila Nova da Praia. E ela está mais bacaninha do que nunca. Agora tem até artesanato de rua, com artesãos muitíssimo bem escolhidos. O coreto da praça tem música desde as 18h30, e lá pelas 21h sempre rola um samba-reggae ou capoeira, antes do show de música do Teatro da Vila.
Hóspedes dos hotéis têm direito a reservas (limitadas) nos restaurantes da vila (um japonês, um baiano, um italiano e um mexicano) dentro do sistema all-inclusive. Mas mesmo quando você não tiver reserva, vale a pena sair depois do jantar e fazer o footing da noite, comer uma tapioca doce antes de domir, tomar a última cerveja assistindo ao show. O consumo é pago à parte, mas é um programa que dá uma outra dimensão à experiência de resort.
Essa é a minha recomendação para curtir Sauípe: experimente não ficar só na piscina. Não tenha medo de se afastar da batata frita e da Skol — elas vão estar lá quando você voltar. Percorra os caminhos sob o coqueiral — são lindíssimos. Leve as crianças à lagoa e à fazendinha. E não deixe de ir à vilinha à noite. Isso faz toda a diferença.
Leia mais:
- Guia de Resorts de Praia
- 45 resorts de praia comentados pelos leitores
- Sauípe Class, o certinho
- Sauípe Fun, o animado
- Sauípe Park, o verde
- Sauípe Premium, o upgrade de Sauípe
220 comentários
O Fun é mais diversão, Juliana – https://www.youtube.com/watch?v=PtZqm0y9pQs
Ele está do lado do sauípe Kids.
Oi Ricardo
Vi que minha dúvida é a mesma de pelo menos uma pessoa. Irei viajar com meu marido e meus filhos de 1 e 3 anos´, decidimos ir para o Sauípe mas ainda estou em dúvida entre o class e o park. Se você pudesse me ajudar com 3 dúvidas acho que conseguiria decidir, aí vai:
1. Os Restaurantes do Park parecem mais interessantes, qual sua opinião?
2.Qual a melhor parte da praia para as crianças?
3. O quarto standard dos dois s’ao muito diferentes?
Grata
juliana
Os restaurantes se equivalem. A praia não é realmente boa em nenhum ponto; há alguns lugares mais calminhos na maré baixa, mais para os lados do Park/Premium. O quarto do Park é mais moderninho que o do Class, que é mais conservador.
Veja as fotos, tem fotos de todos os apartamentos em todos os posts de todos os hotéis. Há comentários também dos trechos das praias em cada um dos hotéis. Os posts dos hotéis complementam este post. Este post é só uma introdução.
Ah, estou indo com meus pais, meu marido e os meus quatro filhos(11,10,4 e 2 anos)…Há algo que eu deveria preparar antes para que a viagem seja mais prazerosa e relaxante? Obrigada
Você só deve se preparar para não encontrar buffets do tamanho que encontraria no Iberostar, no Palladium ou mesmo no Vila Galé. Meu conselho está no final do post: aproveite o complexo, pouca gente aproveita — não fique com preguiça de pegar o ônibus circular. Fuce os bares das piscinas dos outros dois hotéis. Vá à noite à Vila Nova da Praia. Tenha coragem de sair um pouco do raio de influência da batata frita 😀
Oi Ricardo tudo bem? Desejo que sim. Olha estamos pra fechar um pacote para o fim de janeiro e gostaria de esclarecer algumas dúvidas como:
1- crianças de 2 anos tem monitoria?
2- podemos usar os bares dos outros resorts sem custo adicional?
3- o transporte é gratuito?
4- Geralmente os gastos extras são com o que?
Estamos pra fechar com o Fun, abraço e obrigada
1 – não. É a partir de 4 anos. Você pode contratar uma babá.
2 – por favor leia os posts. Esta informação está em todos os posts de todos os resorts do complexo. Se você não pegou esta informação, deve ter deixado muitas outras passar.
3 – não.
4 – bar de praia, consumo na Vila Nova da Praia, equitação, golfe.
Realmente esse é o site que melhor explica o Costa do Sauípe, estava em dúvida em relação a que hotel ficar, o Class, Fun ou Park. A dúvida se iniciou pq há essa indicação de que quem tem crianças pequenas o Class seria o mais indicado,sendo que eu particularmente, não gosto da decoração e da piscina,porém a proximidade da piscina e da praia ao quarto era boa.Ficando entre a paisagem e a decoração do Park e a comodidade da proximidade do Class acbei por decidir pela tranquilidade da distância entre os quartos e a piscina do Park,mencionados pelo Ricardo.E depois qual é a pressa de se chegar ao quarto ou a piscina, se podemos aproveitar a paisagem do hotel. Com todas as informações estou indo preparada para curtir as férias sem stress, ou seja, sem a pressa de São Paulo.Como esses comentários me ajudaram mto,qdo voltar vou postar os meus comentários… Muito obrigada, Ricardo!
Adorei todas as informações, irei para lá em 11/12/10, tenho uma bebe de 9 meses, espero ter toda a estrutura para qu eeu fique traqnuila….logo mais conto tudo..
Meu problema com o Sauípe é a qualidade do atendimento. Fui em 2009 e novamente em 2010 (depois da reinauguração). Continuei achando o serviço muito precário, lento e ineficiente. Eu diria que é assim: o hardware (o local, as instalações) é bom, mas o software (a qualidade do serviço e funcionários) deixa muito a desejar.
Recomendo muita paciência e boa vontade a quem resolver se hospedar lá.
Olá!!! Adorei os posts..
Pretendo ir com meu marido para o Sauipe Park dos dias 27/04 a 04/05/2011 e gostaria de saber sobre o clima nessa época e sobre o traslado de salvador para costa do sauipe, não consegui encontrar valores nos sites…
Agradeço desde já.
O clima infelizmente é ruim, Fernanda. A época mais chuvosa vai de abril a junho/julho; os piores meses são abril e maio. Alguém comentou que Sauípe cobra R$ 70 por pessoa por trecho para o traslado. No post do Grand Palladiuim há indicação de um motorista que faz traslado por R$ 130.
Olá, Ricardo,
maravilha seus “tours” pelos resorts…Estou acompanhando e fico na expectativa de uma nova bóia em frente aos nomes dos resorts, e “viajo na viagem” literalmente!
Suas dicas me ajudaram muito na escolha da proxima viagem, fechamos um pacote p/ sauipe park em janeiro, 3 casais c/ tres crianças (nem no site ‘oficial’ da costa do sauipe tem tantos detalhes práticos e fotos que realmente interessam a quem vai se hospedar…Aliás, este é o diferencial do seu trabalho…)
Em relação ao comentario do Adilson, um site que tb me ajudou foi o http://www.ohospededosauipe.com.br,que faz um marketing da costa do sauipe através do concurso de escolha de um hospede que divulgue o complexo nas redes sociais, vc até já postou algo sobre isto…Lá tem pequenos videos com os tres finalistas nas diversas fases do concurso, que retratam o dia a dia do hospede nos resorts da costa do sauipe…Bem amador, mas dá p/ ter uma noção de mais detalhes do complexo. Se clicar no blog do vencedor do concurso, Guilherme Missumi,tem muitas fotos bacanas tb. Dentre os quatro resorts que conheci a partir de julho de 2009
( Salinas de Maragogi, Vila Galé Mares,Vila Galé Ecoresort do Cabo e Enotel, nesta ordem),o Vila Galé Guarajuba foi o que menos gostei,mas isso fica p/ os comentários no post específico deste hotel…obrigada por este trabalho tão bacana e de utilidade pública(rsrsrs)
Ricardo
Tenho uma criança de 11 anos e uma de 04 anos gostaria de saber o que voce indicaria para ficar. A CVC me indicou o Class estou entre ir para A Costa do Sauipe Class ou Vila Maré Galles Guarajuba , gostaria de passar umas férias saudaveis, sem stress com uma boa praia e bom resort em termos de lazer e acomodações.
Obrigado
Sauípe tem mais estrutura, se você estiver a fim de usar tudo o que há fora da piscina do hotel.
O Vila Galé Marés tem uma piscina mais bacana e buffets mais extensos.
Veja os posts de todos os resorts, você vai acabar se decidindo por um.
https://www.viajenaviagem.com/2010/10/resorts-all-inclusive-no-nordeste-vila-gale-mares-guarajuba/
https://www.viajenaviagem.com/2010/10/resorts-all-inclusive-no-nordeste-sauipe-class/
https://www.viajenaviagem.com/2010/10/resorts-all-inclusive-no-nordeste-vila-gale-mares-guarajuba/
Obrigada Adri. Eu entrei em contato com Sauípe, custa 120 reais por pax, ida/volta, achei assim um pouco puxado. Quero ver outras opções. Ônibus de linha só até 18 horas e sai da rodoviária, opção fora de cogitação.
O táxi deve custar R$ 150 a R$ 170 cada perna. Vocês precisariam de dois.
Você pode tentar o receptivo da CVC. Sempre estão levando hospédes para Sauípe.
Pessoal, muito obrigda… Em função do horário previsto de chegada, 22 horas, optamos por contratar o transfer com a Costa do Sauípe, nos sentimos mais seguros. Valeu.