Fiestas Patrias no Chile, 18 e 19/9: como aproveitar o feriado

Eu já escrevi que turista brasileiro não tem medo de furacão, não tem medo de vulcão, não tem medo de terremoto: turista brasileiro tem medo mesmo é de feriado.

O Mercado abre

Já começam a pipocar comentários apavorados de quem está de viagem marcada para Santiago e de repente descobre que dias 18 e 19 de setembro o Chile pára para comemorar as Festas Pátrias.

(Dia 18 é o dia da Independência do Chile; dia 19, o dia da Glória do Exército.)

Não há o que temer, meu povo. As Fiestas Patrias são o equivalente chileno ao nosso São João. Por todo o país se armam feirinhas chamadas fondas com barraquinhas com todo tipo de gostosura chilena para experimentar. Também há apresentação de música e dança. (Quer saber onde? Tem um guia completo aqui.) E as noites são fervidíssimas — se você vai avulso, aproveite para cair na balada.

As lojas não abrem? Não, o comércio não abre nesses dois dias. Mas tem certeza de que você precisa fazer compras todos os dias, 24 horas por dia, durante toda a sua permanência no Chile? Por favor…

Museus e vinícolas também não abrem (mandei agora um email para a Undurraga, a única que abre em feriados, para ver se eles funcionam até nas fiestas patrias. Coloco aqui a resposta quando receber).

No departamento turistagem, estarão abertos o Mercado Central, o Cerro San Cristóbal e o Cerro Santa Lucía.

Passear em Valparaíso e Viña del Mar também é um bom programa (compre a passagem de volta com antecipação para não ficar esperando na rodoviária). Lá também você vai encontrar fondas.

Subir à montanha, porém, é programa de índio: meia Santiago estará lá, e você não vai aproveitar. Deixe para ir na quinta dia 20 ou na sexta 21.

Em compensação, programar um passeio a Cajón de Maipo pode ser uma boa.

Os restaurantes costumam abrir normalmente, mas não custa ligar antes para perguntar.

Mas o melhor de tudo é aproveitar as fondas de Santiago mesmo. As duas mais bacanas são as do Parque Padre Hurtado, na divisa de Las Condes com La Reina (a maior), e a do Parque Inés de Suárez, em Providencia.

Quem já estiver em Santiago no fim de semana anterior também pode aproveitar as feirinhas.

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    Leia também:

     

    35 comentários

    Obrigada, Bruno, pela resposta! É uma pena, mas estação de esqui terá que ficar para uma outra viagem!

    Dei uma volta ontem no shopping arauco e durante o trajeto parecia uma cidade de um set de filmagem, pois quase nao havia pessoas na maioria das ruas e estava praticamente tudo fechado exceto os fast foods 😛

    Vou a Santiago em 03/10 e gostaria de passar o dia em Farellones, mas receio que não haja mais neve… No Rio não tivemos inverno (hoje espera-se 37 graus!). Para os que estão por aí, como está a temperatura em Santiago? Tem-se falado em inverno atípico este ano? Bjs e obrigada!

      Lucia, estou em Santiago a trabalho desde o início de setembro e o inverno foi atípico este ano aqui no Chile…É possível perceber um “descontentamento” por parte da maioria das estações de esqui. La Parva, El Colorado e Farellones já fecharam para esta temporada, Valle Nevado fica até esta sexta dia 21…A única que permanece aberta é Portillo (mais distante de Santiago e mais para o meio da Cordilheira, próximo da divisa com Argentina). O Snow Forecast prevê 2cm de neve para hoje e amanhã nesta estação. Mas de qualquer forma, está tudo derretendo..acho que não dura mais 2 semanas.

      Acabei de ver no site de Portillo que a temporada deles também se encerra esta semana, dia 22 é o último dia!

    Hola Riq! Estou em Santiago desde a última quarta-feira e o feriadão não me atrapalhou em quase nada (exceto dois museus que gostaria de visitar e estão fechados). Na sexta à noite muitos santiaguinos saíram da cidade, que está vazia, mas não desértica. Encontrei restaurantes abertos na Providencia (onde estou hospedado) e em Bellavista (em Lastarria quase tudo fechado). Como já sabia do feriado, fiz uma programação (incluindo sempre um plano b) para todos os dias e deu tudo certo!

    Aluguei um carro e fui até a Viña Matetic, no Vale de Casablanca, a apenas 68km de Santiago. Almocei por lá e fiz um tour pela vinícola (recomendo muito este passeio). O aluguel do carro foi feito com a Europcar, que está aberta durante o feriado (www.europcar.cl). Em relação ao passeio na montanha, tinha interesse em ir a Farellones, mas como a temperatura está mais alta que o previsto para esta época do ano, há pouca neve e a estação fechou mais cedo. Acabei em um tour ao Valle Nevado e El Colorado, que embora não fosse o que eu queria, foi divertido pela companhia de brasileiros e colombianos. Paramos em um trecho da estrada e fui formalmente apresentado à neve! 🙂

    Hoje vou a Valparaíso e pretendo também entrar em alguma fonda para conhecer.

    Uma abraço!

    Olá Ricardo,
    Vou pro Chile no final do ano com minha esposa e filho de 3 anos.
    Alguma indicação de lugar legal pra passar a virada do ano fora do circuito Vinã del Mar/Valparaíso?
    Valeu,
    Abraços

    Ano passado peguei as Fiestas Patrias em Santiago e curti bastante, assisti a parada militar no centro e todas as festividades, vi até o Presidente do Chile, caças da força aérea… agora foi difícil achar algum restaurante aberto! tive que jantar na rodoviária antes de ir pra Pucón.

    Estamos em Santiago e vamos pegar esse feriado todo. Segundo um taxista só abrirão comercio familiares amanha dia 18/09. Hoje o Shopping fechou cedo e amanha só abrem os restaurantes. A cidade está deserta! Mas ainda bem que os cerros e mercadão abrem amanhã.
    Quase não há neve… Tem um pouco no Vale Nevado ..no caminho dá pra parar e brincar um pouco.

    Aqui estou eu no Chile, em pleno feriado! Eles imendaram a segunda feira, então serão 3 dias de feriado. O shopping abriu hoje (17/09), mas não funcionará nos próximos dois dias. As ruas estão desertas!

    Por duas vezes estive no Chile nas festas pátrias e foi maravilhoso. Na visita a Vina Del Mar acabamos em uma fonda onde saboreamos empanadas, assados diversos, enfim toda a comida típica do Chile a preços populares. No outro dia fomos em Santiago em duas fondas, a primeira bem popular com desfile militar e muita gente. A segunda no bairro Providência era bem seletiva, organizada e com atividades diversas e muita dança. (Cueca)
    Mas a melhor experiência foi em Mendoza, a descrição e fotos desta festa está no post
    https://viagensdede.blogspot.com.br/search/label/Festa%20P%C3%A1tria%20Chilena

    Pessoal, Undurraga abrirá no feriado, fechei passeio pela Turistik. Dia 17, tudo normal.

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito