10 resoluções de ano novo pra viagem :-)
|Metrô de Londres|
Adeus ano velho, felizes viagens novas. Para que tudo se realize de um jeito muito mais bacana no ano que vai nascer, aí vão 10 resoluções de ano novo pra viagem.
10. Antes de marcar uma viagem (ou aproveitar uma promoção de passagens no impulso), vou sempre me certificar se a época é recomendável. Com tanto lugar no Brasil e no mundo para visitar, por que vou desperdiçar meu tempo e meu dinheiro para pegar chuva, muvuca excessiva ou tudo fechado? (A propósito — já ouviu falar do nosso Calendário de Viagens? #merchã)
9. Nunca mais vou comprar a passagem antes de ter resolvido todo o itinerário. Dessa maneira não vou mais arriscar gastar muito mais em passagens avulsas extras do que gastaria se tivesse emitido o itinerário completo. (Leia mais aqui.)
8. Caso compre passagem por impulso, vou procurar curtir e aproveitar o que existe no destino para onde comprei a passagem, em vez de usar essa passagem apenas como um trampolim para outros lugares (caso o lugar em questão fique na Europa, leia mais aqui.).
7. Vou ler resenhas sobre hotéis ANTES de fazer a reserva, não depois. Antes de fazer a reserva, ainda tenho cabeça para distinguir críticas importantes de meras expectativas errôneas que não foram satisfeitas. Depois de fazer a reserva, porém, qualquer defeitinho vira um defeitão, e é impossível evitar a sensação de ter feito uma má escolha.
6. Vou parar de marcar compromissos importantes no primeiro e no último dia de viagem. Assim viajo muito menos estressado. Usarei o primeiro dia para reconhecimento de terreno, e o último para algum repeteco ou passeio light. (Leia mais aqui.)
5. Vou aprender a viajar com uma mala média de quatro rodinhas. Ao fim da primeira viagem, vou entender por que nunca precisei de tanta roupa, e como viajar pesado me atrapalhava. (Leia mais aqui.)
4. Não vou mais me prender a apenas um meio de pagamento no exterior. Apenas levando um pouco de moeda forte, habilitando e desbloquenado meu cartão de banco para saques internacionais e carregando um cartão de crédito e outro de débito terei planos B e C para qualquer perrengue monetário longe de casa. (Leia mais aqui.)
3. Não deixarei meu passaporte ficar com menos de 6 meses de validade. Não esperarei até ter uma viagem marcada para os Estados Unidos para fazer ou renovar meu visto americano. Não esperarei até aparecer uma viagem para fazer a vacina contra febre amarela. (Leia mais aqui.)
2. Farei programas turísticos com as crianças na nossa cidade — que não envolvam parques de diversão, McDonalds ou pizzaria. Só assim vamos aprender a viajar juntos para lugares que não sejam nem resort, nem Disney.
1. Se estiver comprometido, uma viagem a dois, por mais curta que seja, será de lei (as crianças vão adorar ir para a casa dos primos, dos avós ou do melhor amiguinho). Se estiver avulso, não vou ter medo de viajar solo — é possível que acabe descobrindo que sou minha melhor companhia de viagem…
E você? Tem alguma resolução de viagem que gostaria de compartilhar? 😀
Siga o Viaje na Viagem no Twitter – @viajenaviagem
Siga o Ricardo Freire no Twitter – @riqfreire
Visite o VnV no Facebook – Viaje na Viagem
Assine o Viaje na Viagem por email – VnV por email
34 comentários
Minha resolução é viajar com menos papel em 2013! Colocar tudo no ipad e acreditar que não vou abrir os guias que insisto em levar…
Ter algum preparo físico fez toda diferença na viagem que fiz recentemente para Fernando de Noronha!
Algumas resoluções já aprendi e coloquei em prática, mas outras ainda preciso aprender!=)
Acabo de ler que a Gol vai se desmembrar da Smilles. Na prática, o que isso significa? Abs.
Olá, Paulo! O Fidelidade TAM também virou uma companhia à parte, a Multiplus. Na prática para o cliente é preciso estar sempre atento a mudanças de regras — que sempre vão acontecendo, não importa a figura jurídica do programa de milhagem.
Para mim significou que quando a empresa de milhagens arruma uma encrenca a cia.aerea se exonera dizendo que eh outra empresa (no meu caso, multiplus e TAM). Portanto, lamento que smiles se separe.
Todas as dicas são quentíssimas mas, realmente, viajar sem o marido, a viagem fica pela metade.
Minhas sugestões:
1) Sempre conciliar as dicas turisticas “imperdiveis” com seu estilo pessoal. Por mais que digam que uma atracão ou lugar e demais, o passeio deve ser prazeroso. Se não gosta, deixe como ultima opção.
2) Sempre acredite que vc voltara, quando o lugar for legal. Pra que visitar tudo as pressas? Organize a próxima viagem.
3) Prefira Hoteis com Wifi grátis. Tudo fica mais fácil (e barato, obviamente).
Um Ano Novo repleto de viagens.
Juliana
Essas resoluções são praticamente mandamentos!
Não podem ser esquecidas! 😉
É isso aí, com essas resoluções cada as viagensbsó vão ficandoncada vez melhores e podemos aproveitar mais e mais 🙂 Minha resolução – aproveitar as promoções que indico
pros amigos!
me planejar melhor para fazer mais viagens!
Olha, até que estou indo bem nessa lista! A nº 5 muda a vida mesmo, mala boa com 4 rodinhas 360º é coisa linda de Deus. Só preciso caprichar mais na dica 1, na parte de viajar solo. Ainda tenho muita neura de sair sozinha pelo mundo….
Costumo seguir todas, com a execeção da nº 4. Sempre acabo pagando em cash. Mas prometo que vou mudar meus conceitos. Todas as resoluções propostas são importantes, mas a nº 1 deveria ser um mantra para algumas pessoas. Não aguento mais ouvir: “Gostaria tanto de conhecer X e Y! Não vou por falta de companhia.”
abraço e um 2013 nota mil!