10 dias no Peru, vindo da Bolívia: a receita da Carla Portilho

Palácio Arcebispal, Lima

Janeiro viu o desfecho de uma novela latino-americana que estava em suspenso desde meados de 2008. Finalmente a nossa Carla Portilho, do Idas & Vindas, pôs o esperadíssimo ponto final na narração de sua viagem pela Bolívia e Peru. Nesse meio tempo, muita coisa aconteceu — a Carla terminou o doutorado, o blog ganhou domínio próprio, a estrada de ferro a Machu Picchu ficou interditada (mas deve voltar a funcionar nos próximos meses) e eu comecei a escrever Cusco com s (não me perguntem por quê). Não tem problema: o que importa é que já temos a receita perfeita para fazer Bolívia e Peru na mesma viagem, testada por uma viajante feríssima. Aqui vão todos os links para os posts do Peru; no final há um link para a parte boliviana da viagem. Brava, Carla!

Por Carla Portilho, no Idas & Vindas:

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    Leia mais:

     

    48 comentários

    Alguém sabe me dizer como são os efeitos da altitude em crianças pequenas? Estou querendo levar as minhas filhas de 1 e 3 anos para o Peru, para a região de Arequipa e Cuzco e Machu Pichu. Pensei em ir para Arequipa primeiro justamente por causa da altitude, ou não tem nada a ver? Sei que é aventura, mas a gente topa. Aliás se alguém tiver algum programa mais voltado para criança nessa região, seria ótima a dica!

    Bom, minha resistência pode ser comparada à de uma criança de 8 anos, 🙂 então… Acho realmente que o único problema pode ser Cuzco e a aclimatação. Em relação à MP, tranquilíssimo, mesmo porque Ollanta tem subidas mais íngremes do que MP. A viagem é linda e ela vai adorar. Veja se de Ollanta a MP consegue a poltrona nº 1 do carro A no trem, pois tem um vidro que dá para apreciar todo o caminho (ao lado do maquinista) que é belíssimo por sinal.

    Eleonora, acho que dá sim, mas sem fazer as trilhas. O principal problema é a altitude na chegada à Cusco, como comentou a Lu.

    Ola!
    Gostaria de saber se ir a Machu Picchu com uma menina de 8 anos seria contraindicado.
    obrigada!

      Olá, Eleonora! Subimos a pergunta para o Perguntódromo. Vamos ver se alguém que já foi com criança responde.

      Dá sim!
      É só vc ir de Cuzco a Águas Calientes de trem, pernoitar lá, no dia seguinte seguir para Macchu Picchu bem cedinho de ônibus. Super tranquilo. Só recomendo ter cuidado com as comidas, consuma, preferencialmente, itens industrializados, os hábitos de higiene dos locais são um pouco diferenciados dos nossos e problemas intestinais são muito frequentes com turistas.

      Eleonora,
      Não vejo nenhuma contra-indicação em se levar uma criança de oito anos para Machu Picchu (MP). Acho prudente, contudo, conversar com o pediatra da criança antes. Em lugares mais altos, qualquer pessoa (criança ou adulto) pode sofrer do mal de altitude. Peça para o pediatra te explicar quais seriam os sintomas e não viaje sem um plano de saúde.
      No mínimo 10 dias antes da viagem, vocês precisarão, também, tomar a vacina contra febre amarela e emitir o certificado internacional de vacinação.
      Não faça um roteiro muito puxado. Procure ficar pelo menos um dia quieta em Cuzco, sem programação turística nenhuma, para o organismo se adaptar à altitude.
      A visita propriamente a MP não é cansativa. Após a visita, procure dormir em Aguas Calientes evitando fazer o trajeto Cuzco-Aguas Calientes – Cuzco no mesmo dia, pois é cansativo.
      Com relação à alimentação, não tive nenhum problema nos restaurantes. A única coisa que algumas pessoas reclamam , e uma criança normalmente não está acostumada, é que a comida peruana tende a ser mais condimentada que a nossa.
      Um abraço

      Eleonora,
      não sou mãe, mas não acho que há qualquer problema em ir com uma criança de 8 anos para MaPi. Claro que não vai ser “tranquilo” como ir para a Disney… a criança (e os pais) precisa(m) ter um estilo mais aventureiro.
      Vi váááários europeus com bebês de colo em MaPi, carregando-os naquelas “mochilas” Deuter.
      Sou a favor do que a Valesca disse – durma em Águas Calientes e pegue o microbus para MaPi bem de manhãzinha no dia seguinte (umas 5h-6h); depois, volte à tarde para Cuzco, lá pelas 15h. É tempo mais do que o suficiente.
      Cuzco tem uma infra muito boa para o turismo. Se sentir saudades de uma comidinha mais leve, experimente a sopa criolla… fico salivando só de lembrar.

      Oi, Eleonora!

      Concordo com todos os pontos acima (fique em Cuzco ao menos 1 dia para aclimatação – se você não estiver já vindo de uma região alta do Peru – e uma criança de 8 anos não terá problema em acompanhar o passeio a Machu Pichu).
      Só com uma coisa não concordo: se você não quer subir o Huayna Picchu, nem quer ver o Sol nascer lá, não tem porque fazer seu filho (e vc) acordar tão cedo para pegar o ônibis à 5h/6h.
      Nós acordamos em Aguas Calientes às 6h, tomamos o café calmamente e fomos para Machu Picchu de ônibus. Quando chegamos, o Sol já estava alto, eram umas 9h30. Fizemos o passei bem tranquilamente (lembre-se de levar água e alguma coisa para beliscar) e lá pelas 14h eu já tinha dito chega.

      O que eu te recomendo: Ollantaytambo, de onde você talvez vá pegar o trem, vale MUITO a pena (veja aqui: https://cuorecurioso.wordpress.com/2011/06/20/a-cidade-inca/). Fique por ali pelo menos 1 dia para você saber como era uma cidade inca – as ruínas também são muito legais e impressionantes.

      Inclusive eu acho que nem precisa ir a Machu Picchu: https://cuorecurioso.wordpress.com/2011/09/02/em-cuzco-nao-va-a-machu-picchu/

      Oi, Lu,
      eu sempre tomo muito cuidado com esses mitos turísticos que só servem para nos colocar em frias. Outra coisa que eu fiz que deu bastante certo no Peru foi ir a Huaraz mesmo não sendo alpinista ou não querendo fazer nenhuma trilha de 4 dias.
      Huaraz e região são lindas, vale muito a pena, talvez até mais lindas do que a região do Vale Sagrado, e não precisa ser die-hard para ir para lá, como todos os guias le levam a crer.

      Eu estou pensando em levar a minha com 3 anos… com 8 eu espero que seja mais que seguro, senão lascou-se hehe

      Mas só vou em 2014, então lá eu vejo como foram as coisas 😉

      Acho intressantíssimo levar uma criança nessa idade. Eles vão começar a estudar história e vão ter aulas de pré-história ao vivo em em cores. Além disso, será super interessante que outros índios no continente que viviam de outra maneira e que construíram um império. Será, sem dúvida, uma experiênia fantástica.
      As recomendações de saúde, foram listaads acima.

    Prezados, tenho 2 dúvidas:
    1- Em algum lugar do Peru tem passeio de balão?
    2- Há alguma cidade ou região de fácil acesso em que posso ter contato com a neve no mes de outubro?

      Duarte, qd fui pesquisei sobre os vôos de balão em Cusco. Achei o vontato em um guia de viagem, entrei no site e enviei um email, mas infelizmente a empresa não estava fazendo vôos na época e informaram que nunca voavam entre novembro e fevereiro, por conta do tempo. Não sei em que época você vai, então segue o contato da empresa: [email protected]

      Abs,

    Estive em maio/junho por Bolívia, Peru e Deserto do Atacama. Quero deixar uma boa dica de hotel em Cusco: Waytaq Hotel. Novinho, perto da Plaza de Armas. Tem computadores para quem precisa acessar a internet, a TV LCD do quarto tem a Globo Internacional para quem quer matar as saudades, o staff é muito gentil e o café da manhá é bom, ainda mais para mim que sou cheia de frescuras com comida. Pagamos 75USD o quarto duplo.

    Oi Ricardo, consegui desmarcar as passagens de janeiro, mas estou em aberto ate amanha, uma nova data, pensei inicialmente em março, mas depois optei por maio? o que vcs acham?. agora vou montar o roteiro e marcar os hoteis.

      Olá, Sarah! A época recomendada para a sua viagem é de abril a outubro!

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito