Bonito

Guia de Bonito

Bonito

Bonito parece até nome-fantasia — como se tivessem batizado o lugar por causa da belezura dos seus rios cristalinos, povoados por peixes coloridos. Trata-se de uma coincidência: o povoado se formou dentro das terras da Fazenda Rincão Bonito, fundada em 1869, mais de um século antes de inventarem o termo ecoturismo.

O fato de Bonito ser bonito, porém, explica apenas parte do seu sucesso. O diferencial de Bonito está em outros adjetivos — como ‘organizado‘, ‘responsável‘ e ‘sustentável‘. Num país onde o turismo predatório impera, e piscinas naturais em alto-mar ficam tão apinhadas quanto banhos públicos japoneses, Bonito optou pela conservação.

Bonito é único — mas não deveria ser. Todos os destinos turísticos brasileiros têm muito o que aprender aqui.

A Bóia recomenda:

  • Outono e inverno têm pouca chuva e são ótimos para fazer flutuações (a temperatura das nascentes é constante ao longo do ano)
  • Primavera e verão têm mais chuva, mas você aproveita o calor para banhos de cachoeira
  • Aproveite os voos diretos da Azul e da Gol para não precisar trânsfer desde Campo Grande
  • É obrigatório comprar os passeios por meio de uma agência de turismo. Não adianta ir ao atrativo sem voucher – não há venda nos próprios locais
  • Programe no mínimo dois passeios de flutuação, um passeio de cachoeira, a Gruta Azul e o boia-cross (ficando mais tempo, preencha seus dias com mais passeios, todos valem a pena)
  • Compre seus passeios com antecedência: 1 mês para baixa temporada, 3 meses para feriadões e 6 meses para alta temporada (assim você não perde nenhum da sua lista)
  • Transporte compartilhado aos passeios é mais caro que alugar carro, mas poupa esforço e garante que você não se perca nem perca seus passeios
  • Hospede-se no centrinho se não for alugar carro

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    O que esperar de Bonito

    Todos os atrativos — a maioria situada em propriedades privadas — têm plano de manejo e limite diário de visitação. Os visitantes são acolhidos em centros de recepção bem-equipados, onde recebem instruções para os passeios e são então guiados em pequenos grupos para o desfrute responsável da natureza.

    Na volta da flutuação, da caminhada, da cavalgada ou do banho de cachoeira, uma mesa farta de comida da fazenda, preparada no fogão a lenha, costuma estar à espera. Nham!

    166 comentários

    Acabei de voltar de Bonito e segui suas dicas. O fato que mais me impressionou foi a qualidade do serviço prestado em todos os lugares. Banheiros limpíssimos, vouchers disponíveis via celular, organização do ecoturismo e também a organização da cidade em função dos turistas. A cidade está de parabéns!
    Até o “Uber” deles é o Ecodriver. Um sistema parecido com o Uber, mas muito mais justo com os motoristas.
    Vale a pena conhecer Bonito.

    Olá, estou me programando para ir em Bonito em Agosto. Será que esse mês é ruim devido ser inverno. As temperaturas atrapalham os passeios de flutuações?

    Olá. Os atrativos contam com placas de sinalização no trajeto? Consigo chegar tranquilamente pelo GPS?

      Olá, Renato! É bem sinalizado, mas voCê pode salvar o mapa offline quando sair muito do perímetro urbano.

    Atenção com respeito ao aluguel de carros em Bonito. Voltei semana passada de Bonito e aluguei meu carro com a Unidas, com retirada no aeroporto. Quando cheguei fui surpreendido com o guichê do aeroporto da empresa vazio, com uma placa dizendo que o carro deveria ser retirado na loja do centro e o endereço! Fui de taxi e tive que pagar R$ 70,00 para chegar ao local e só então retirar o carro. Na entrega o funcionário disse que poderia deixar o carro no aeroporto, mas o mesmo só chegou para avaliar o carro faltando 10 minutos para o embarque! Enquanto isso os clientes da Localiza ao lado o guichê funcionando normalmente. Logo, apesar de um custo um pouco mais caro, recomendo que aluguem o carro com a Localiza!!!

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito