Introdução a Maceió

Guia de Maceió

Maceió

A orla mais fotogênica do Nordeste fica em Maceió. Grande parte dos visitantes, porém, só vê as praias urbanas na hora de sair do hotel e de voltar, no fim da tarde: ao norte e ao sul existem praias ainda mais bonitas, e com balneabilidade melhor.

Depois de um dia de passeio, Maceió recebe você de volta com a mais variada coleção de restaurantes que você encontrará numa capital do seu porte. Do sururu nativo à comida peruana, a mesa de Maceió é tão apetitosa quanto suas praias.

Quando ir a Maceió

O tempo é mais firme entre setembro e março. Os meses mais propensos a chuvas são maio e junho. O mar é bonito o ano inteiro, mas fica mais claro nos últimos e nos primeiros meses do ano. O alto verão é também quando a bela praia urbana de Ponta Verde oferece balneabilidade.

O Réveillon é bastante movimentado, com pelo menos duas mega-festas produzidíssimas. É possível comprar ingressos perto do dia, em postos de vendas nos hotéis.

Não há Carnaval em Maceió – a folia mais animada de Alagoas é em Barra de São Miguel. Já o melhor São João é na cidade histórica de Marechal Deodoro, 20 km ao sul.

Como chegar a Maceió

Veja na página Como chegar a Maceió:

Onde ficar em Maceió

A orla de Pajuçara é o endereço de boa parte dos hotéis da cidade – e do comércio voltado para os turistas, incluindo feirinhas de artesanato.

O bairro mais interessante de Maceió, no entanto, é a Ponta Verde, vizinha da Pajuçara. Por ali você na praia mais bacanas e se sentirá num ponto mais residencial e menos turístico.

O outro pólo hoteleiro importante da cidade é a Jatiúca, onde ficam os hotéis com maior estrutura. A beira-mar por ali tem tapioqueiras e até forró (mas o mar nunca está em condições de banho).

Para ficar pé-na-areia fora da cidade, escolha entre resorts em Pratagi e Ipioca (20 e 30 km ao norte), e hotéis na Barra de São Miguel (30 km ao sul).

Onde comer em Maceió

Maceió se caracteriza pela diversidade gastronômica. Nenhuma cidade do seu porte no Nordeste é tão cosmopolita à mesa.

O que fazer em Maceió

Nossa página O que fazer em Maceió contém tudo o que você precisa para aproveitar sua viagem

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    Comentários

    Com todo o respeito, permita-me fazer algumas ponderações. Não é verdade que só há balneabilidade na praia de Ponta Verde, na época do alto verão. Há o ano inteiro. Como em qualquer praia, é mais adequado banhar-se em dias não banhados por chuva e, portanto, não é preciso esperar o alto verão para banhar-se. Maceió não chove o ano inteiro. Quanto às feirinhas, também é incorreto dizer que ficam na Pajuçara: a feirinha do Artesanato da Pajuçara, sim, mas próximo a ela já o Pavilhão do Artesanato, que fica no bairro de Ponta Verde (praia de Sete Coqueiros). Quanto a carnaval, Maceió tem um carnaval mais familiar. A parte mais animada fica por conta do Pinto da Madrugada, que sai no bairro de Pajuçara. Se falar em termos de Estado, normalmente, a cidade de Barra de São Miguel disputa com a de Piranhas, qual o melhor carnaval. Quanto a festa junina, a maior fora de época é o Forrogaço, em Piranhas, e a maior do tempo junino deve ser da própria capital: Maceió. Vale lembrar que o Município tem feito consideráveis melhoras e não faltam lugares para excelentes fotos: muitos e belos mirantes e a maravilhosa Praça do Centenário são lugares a serem apreciados e que merecem muitos registros fotográficos.

    Oi! O Viaje na viagem é meu guia pra qualquer destino sempre! Estou aqui em Maceió e vi agora que o link para a seção “Onde comer” não está funcionando. 🙁

      Olá, Bhyanca! Ainda estamos desenvolvendo este conteúdo, desculpe.

    Olá!

    Se tivesse que indicar um restaurante que não pode faltar numa visita à Maceió, qual seria?

    Obrigado!

      Olá, Felipe! Wanchako.

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito