Hamburgo: domingo de manhã no Fischmarkt
Programe sua passagem por Hamburgo de um jeito que inclua uma manhã de domingo. É quando dá para fazer o programa mais pitoresco da cidade: ir tomar café da manhã no Fischmarkt, o antigo mercado de peixes.
Hoje desativado — porque Hamburgo está a 100 km do mar, e surgiram novos lugares estratégicos para negociar peixe fresco –, o Fischmarkt volta à ativa de manhã cedinho no domingo, revivendo uma antiga tradição.
Houve uma época em que era proibido trabalhar aos domingos, por ser o dia de ir à igreja. Mas sem poder vender peixe aos domingos, os pescadores perdiam um dia de pesca. Chegou-se então a um acordo: o mercado poderia funcionar até as 9h30, para que às 10h todos estivessem na igreja.
Hoje ninguém mais sai do mercado para a igreja, mas o horário das 9h30 continua respeitado. No meio do ano (de abril a outubro), o mercado abre às 5h. No inverno (novembro a março), às 7h.
O lugar é ponto de encontro dos que acabaram de acordar com os que ainda não foram dormir — a Reeperbahn, o bairro da ruidosa boemia de Hamburgo, está a uma distância caminhável dali.
Trailers de peixarias vendem peixe fresco, defumado e marinado — e vão baixando os preços à medida que se aproxima o horário de fechamento. Cheguei lá pelas 7h, e já era perceptível a hora da xepa: os vendedores empilhavam filés de peixe e gritavam preços para arranjar freguês.
Para o visitante, a maior atração são os trailers que vendem sanduíches de arenque e frutos do mar.
Dentro do mercado — um prédio lindo com estrutura de ferro preenchida com tijolinhos — a festa não termina às 9h30. Ali dentro há também uns (poucos) quiosques de comida e bebida. Duas bandas se revezam em dois palcos cantando covers de clássicos do rock e do pop (incluido “Ai se eu te pego”, que talvez ainda não seja assim um clássico…).
Seguro Viagem Bradesco oferece tranquilidade nas férias ao exterior.
Na sobreloja, um restaurante serve buffet de café da manhã por 18,50 euros. O buffet tem pães, frutas, müsli, frios, ovos, carne. Mas eu preferi fazer ali em cima um café da manhã parecido com o que eu teria feito nos trailers do lado de fora.
Você encarava?
Viagem a convite do Turismo da Alemanha
Leia mais:
- Um fim de semana em Hamburgo
- Elbphilharmonie, o futuro “Guggenheim” de Hamburgo
- Alemanha 11×4 Brasil: 4 blogueiros em 11 cidades mágicas
Resolva sua viagem
Comentários
Acabei de voltar de Hamburgo e o horário de término do Fischmarkt não é mais tão pontual. Sai de lá 9h30 e ainda não estava muito perto de acabar não. No mais adorei! Peguei a dica aqui e só esse passeio já valeu a viagem, não tem como não se contagiar pelo clima do lugar e dos locais. Gente de todas as idades dançando em uma vibe muito gostosa, incrível!
Parece muito as comidas típicas da Escandinávia. Hamburgo fica pertinho da fronteira com a Dinamarca, as coisas que se comem aqui são bem parecidas: Mas arenque no café da manhã, nem morta 🙂
Não só encararia como trocaria o café por uma cerveja. Fácil!
Eu fui quando estive em Hamburgo em 2007, muito legal, com certeza imperdível pra quem estiver por lá num domingo de manhã, e como bons alemães, a cerveja começa desde cedo!
Rollmops? Nao como nem para ganhar na Sena sozinha rsrsrs Salmao sim, é uma maravilha huuummm
Ai que delícia e esse salmão???
Encararia só na hora do almoço. Mas eu não deixaria de fazer esse passeio de jeito algum. Adoorooo mercadões!
(BTW…o desenho da boia ficou muito lindo! Supercharmoso!) 😉
Não só encarava, como ainda colocava um leitinho nesse café!
de manhã? no way!
Putz adoro este tipo de lugar. Mas para um café da manhã acho meio complicado. Kkkkk