Guia de Montevidéu
Uruguai com desconto de IVA: ganhe 9% em restaurantes e locadoras
Para estimular o turismo estrangeiro, o Uruguai oferece desconto de IVA no pagamento de restaurantes e locadoras com cartão internacional (seja crédito ou débito).
Os descontos atuais estão programados para vigorar até 30 de abril de 2025.
Nesse período, contas de restaurante e locação de carros pagas com cartão internacional (de crédito, débito ou pré-pago) têm um desconto de 9%, relativos ao estorno de IVA (o ICMS deles).
9% de desconto em restaurantes e locadoras
A devolução de 9% de IVA no Uruguai em restaurantes e locadoras de carro é válida apenas para pagamentos com cartão internacional (crédito, débito ou pré-pago).
Esse desconto compensa os 4,38% de IOF cobrados pelo Brasil sobre gastos internacionais no cartão de crédito ou os 1,1% do IOF dos novos cartões de débito internacionais.
Viajar ao exterior com segurança é ter Seguro Viagem Bradesco.
Como é feita a devolução do IVA no Uruguai
Restaurantes e locadoras informam a conta pelo valor total. Ao pagar com cartão internacional, o sistema efetua a devolução dos 9% de IVA.
Se o desconto é de 9%, por que a devolução é de apenas 7,4%?
Na verdade o que você ganha é a isenção de 9% de IVA no Uruguai. O cálculo precisa ser feito em cima do valor da conta antes do imposto.
Quando a conta do restaurante vem, o IVA total (de 22%) já está acrescido à conta. Uma conta de 100 pesos vira 122 pesos. Pagando com cartão, 9 pesos (9% sobre a conta de 100 pesos) vão ser estornados na hora.
Só que, no momento do estorno, esses 9 pesos não serão mais 9% de 122 pesos. Serão 7,4% de 122 pesos. Mas a isenção foi de 9% sobre 100 pesos.
Use cartão de débito de conta internacional para fugir do IOF brasileiro
Não é mais preciso perder tempo e passeios procurando uma boa cotação em casas de câmbio.
Os novos cartões de débito de contas internacionais (como Wise, Nomad, C6, BS2 Go) têm o mesmo IOF de dinheiro vivo (1,1%) e oferecem um câmbio melhor do que o das casas de câmbio no Brasil ou mesmo no Uruguai.
E no caso dos restaurantes e locadoras, permitem que você ganhe o desconto de 22% sem morrer com os 6,38% dos cartões de crédito ou pré-pagos convencionais.
Leia sobre os novos cartões de crédito vinculados a contas internacionais e veja por que você deve mudar o seu jeito de fazer pagamentos durante suas viagens. (Atenção: não é merchã, não ganhamos nada com isso, não tem cupom nem promoção.)
Promoções para sua viagem
Isenção de IVA em hotéis
Nos hotéis não há devolução: há isenção.
Isso significa que, ao contrário do que acontece nos restaurantes, a sua conta não vem com IVA incluído. O valor que aparece em sites como o Booking, por exemplo, é o valor que você vai pagar, sem IVA.
Para ter direito a essa isenção, basta ser estrangeiro. Não é mais preciso mostrar a papeleta de entrada no Uruguai.
Outros descontos de IVA na América do Sul
Dos grandes destinos turísticos da América do Sul, só o Brasil não oferece desconto de imposto de hospedagem a visitantes estrangeiros.
Veja o quanto você economiza na hospedagem em países da América do Sul:
Uruguai: 10% (qualquer meio de pagamento)
Argentina: 21% (apenas para pagamento com cartão internacional)
Chile: 19% (pagamento em cartão internacional ou dólar vivo)
Peru: 18% (qualquer meio de pagamento)
Colômbia: 19% (válido apenas para viajantes a lazer; qualquer meio de pagamento
Mas note que, de todos esses países, só o Uruguai devolve o IVA também em restaurantes e locadoras de carros.
Resolva sua viagem
Comentários
Olá!
Vocês sabem se a isenção parcial no IVA continuará após essa data de 30 de setembro de 2024?
Olá, Beatriz! Eles sempre renovam. A gente só não tem como prever o tamanho da devolução, às vezes volta a 22%.
Bom dia, tudo bem?
Primeiramente, agradeço pelas informações. Fiquei com algumas dúvidas:
1. Alugando um carro aqui no Brasil para retirada no Uruguai, terei de pagar o IVA ou vem embutido no preço na locação? Porque já aluguei antes estando no Brasil e nunca fui cobrado por mais nada.
2. Não entendi também a economia do IVA em hotéis, mesma coisa do primeiro questionamento, sempre reservei pelo Brasil e nunca me cobraram algo a mais na Argentina, por exemplo.
Olá, Rômulo! Não há IVA em hotéis para visitantes estrangeiros. O preço informado já é sem IVA.
O preço das locações, por seu lado, inclui o IVA. Caso você seja cobrado por uma maquininha uruguaia, obterá a devolução do valor da regra vigente – no momento, 9 pontos. Nunca há acréscimo de IVA, apenas devolução.
Fiz a reserva de locação para retirar o veiculo no aeroporto de montevideo e o valor a pagar aparece em dólar, terei o desconto do IVA, ou para ter o desconto o valor deveria ser em pesos uruguaios?
Olá, Dayvson! Se você pagar localmente, terá a devolução de 9% do IVA.
Olá! Fiquei com dúvida se eu preciso solicitar o desconto na hora do pagamento ou se já é algo automático?
Olá, Henrique! Se precisasse solicitar, a gente explicaria no texto, você não acha? Por que alguém pode imaginar que uma explicação tão completa omitiria algo tão essencial?